Prefeitura de Cabo Frio entrega Plano de Mobilidade ao Poder Legislativo

Planejamento traça diretrizes a serem implantadas no município

 

O prefeito Dr. Adriano Moreno assinou e entregou o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) na tarde desta segunda-feira (29) ao vereador Luis Geraldo, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cabo Frio. O documento foi elaborado e entregue ao Executivo dentro do prazo estipulado pelo Ministério das Cidades e contempla propostas que vão direcionar as ações para que os espaços públicos do município sejam mais acessíveis a todos.

A entrega do Plano impresso e em mídia digital foi acompanhada pelo procurador geral, Bruno Aragutti; pelo secretário de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback, e demais integrantes da pasta, além de estudantes de universidades locais.  O Plano segue para apreciação pela Comissão Constituição e Justiça (CCJ), que tem prazo de 15 dias para emitir o parecer.

“Com o plano estaremos aptos a receber verba para investir em uma área que é precária em nosso município, que são os 26 quilômetros de faixas mal sinalizadas que temos. E pior: sem segurança ou sinalização. Nunca houve investimentos nesse setor. E este documento foi elaborado de forma muito inteligente porque permite que seja adequado ao crescimento da cidade”, explicou o prefeito.

O Plano de Mobilidade Urbana é uma determinação do  Ministério das Cidades para os municípios com mais de 20 mil habitantes, conforme a lei nº 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo é a melhoria na circulação, na mobilidade e nos espaços da cidade. A elaboração do PlanMob contou com a participação popular e foi aprovado por instituições da sociedade civil. O documento começou a ser elaborado em 2017 e, em 2019, passou a contar com a cooperação técnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Este é um momento importante para Cabo Frio porque poucas cidades conseguiram entregar o plano. São verbas vultosas para investir numa área que a cidade precisa muito, então, é uma conquista muito significativa para o município”, opinou o presidente da Câmara.

O Plano de Mobilidade Urbana aborda aspectos referentes à Acessibilidade, Planejamento Cicloviário, Transporte Público Coletivo, Transporte Motorizado Individual, Mobilidade e Turismo, Infraestrutura e Planejamento Urbano, Educação para o Trânsito e Transporte de Cargas, com diretrizes e propostas bem definidas e divididas em curto, médio e longo prazos.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.