Prefeitura de Cabo Frio participa de reunião do Fórum Regional Permanente de Cultura das Baixadas Litorâneas

Na tarde de ontem (17), a Secretária de Cultura Meri Damaceno, e a Subsecretária Heliamar Reis, estiveram reunidas com representantes dos governos de São Pedro da Aldeia, Búzios, Arraial do Cabo e Rio das Ostras e também da sociedade civil, para o Fórum Regional Permanente de Cultura das Baixadas Litorâneas. O encontro aconteceu no Cine Estação, em São Pedro da Aldeia.

Durante a reunião, a Secretaria de Cultura de Cabo Frio ficou responsável por disponibilizar online todos os documentos do Fórum Municipal de Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio.  “Nos comprometemos a colocar “em nuvem” para acesso amplo e irrestrito todos os documentos e atas relativos ao Conselho Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Patrimônio. A base será feita pela organização deste Fórum, e a Secretaria digitalizará e disponibilizará os arquivos”, revelou Meri Damaceno.

Segundo a produtora cultural Ana Luiza Barbosa, “esse encontro é rico para podermos pensar a política cultural de forma regional. É o lugar onde debatemos sobre as realidades de cada cidade, além de auxiliar os participantes municipais que estão precisando de orientação em relação a gestão cultural e social” explicou complementando ainda que o encontro ajuda também a traçar estratégias tanto da atuação dos conselheiros estaduais, quanto dos  participantes que são conselheiros municipais.

“O Fórum é importante pela troca e pelo entendimento de que uma região fortalecida, garante que os municípios mantenham a continuidade e o fortalecimento de suas políticas culturais. Além disso, esse Fórum da Baixada Litorânea já inspirou a criação de outros fóruns regionais de outras áreas do Rio de Janeiro por conta da atuação dos conselheiros regionais”, concluiu Ana Luiza.

A próxima reunião do Fórum ficou marcada para o dia 28 de novembro, no Cine Estação, em São Pedro da Aldeia. Elas acontecem mensalmente e todas são abertas ao público. O Cine Estação fica na Rua Francisco Coelho Pereira, 255, Centro.