Prefeitura de Cabo Frio realiza vistoria em mais de 300 imóveis no combate ao Aedes aegypti

Ação é realizada na área externa das residências, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado

Agentes de combate a endemias (ACE) de Cabo Frio vistoriam a parte externa de 323 imóveis na segunda (04) como parte das ações municipais contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). A medida, que abrangeu residências nos bairros Recanto da Dunas, Jardim Nautilus, Jacaré, Unamar, Vila Nova, Boca do Mato e Jardim Peró, foi realizada conforme orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ).

De acordo com a coordenação da Vigilância em Saúde Ambiental as casas que receberam a visita dos agentes foram aquelas que haviam sido notificadas com caso suspeito ou positivo das doenças transmissíveis pelo mosquito. Segundo Andreia Nogueira, a equipe realizou a varredura na parte externa das residências seguindo o protocolo de atuação dos agentes, que verificaram: calhas, garrafas, pneus e qualquer outro recipiente passível de acumular água.

Além disso, a equipe recolheu amostras de água dos locais em que poderia haver algum foco do mosquito, bem como realizou a ação educativa “10 minutos contra a dengue” com os moradores, em que explicavam as medidas semanais de varredura dos quintais para evitar água parada em qualquer reservatório que possa acumular água.

Outro local vistoriado foram os terrenos conhecidos como “baldios” que costumam ser alvo de mato, de lixo e de resquícios de obras. Os moradores do entorno das localidades visitadas também receberam orientações para que não usem estes espaços como locais de despejo irregular de qualquer material, orgânico ou inorgânico, bem como para não deixarem nenhum tipo de vasilhame com água parada.

Ações de desinfecção seguem pela cidade

As equipes de desinfecção atuam por toda a cidade no combate à covid-19 e esta semana a ação foi reforçada na praça em frente ao Terminal Rodoviário Alexis Novelino, local que costuma ser de grande circulação de pessoas e que foi um dos primeiros espaços a receber a ação quando as medidas de contenção ao coronavírus foram iniciadas em Cabo Frio. As paradas de ônibus, bem como postes e calçadas também receberam a solução de hipoclorito a 1%.

O hospital Unilagos, exclusivo para receber pacientes com suspeita de coronavírus, também foi alvo de nova desinfecção na segunda. Importante destacar que a unidade é desinfectada com regularidade pela Prefeitura de Cabo Frio. Além do terminal, de março até o momento já foram higienizados locais como pontos de ônibus, unidades de saúde, a sede do 18º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), o Departamento de Trânsito (Detran) e o 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Em abril, as equipes atuaram em Tamoios nos bairros de Santo Antônio com desinfecção do trecho de parada de ônibus até a ponte, que faz limite com o distrito de Barra de São João, e o PAM. Em Unamar a ação foi realizada na área onde há maior concentração de comércio do distrito e também no Shopping UnaPark. A Unidade Básica de Saúde (UBS) e o Hospital Municipal de Tamoios, em Aquarius, também foram desinfectados.