Prefeitura de Cabo Frio reinaugura Centros de Apoio Pedagógico

A Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Educação, vai reinaugurar os três Centros de Apoio Pedagógico (Cenapes) do município. As unidades foram fechadas em 2016 e serão reativadas no início do ano letivo, em fevereiro. Os centros vão oferecer atendimento especializado para alunos com transtornos funcionais específicos e/ou dificuldades acentuadas de aprendizagem, matriculados nas classes regulares do Ensino Fundamental, a partir do 1° ano de escolaridade e sem limite de idade.

Os Cenapes são coordenados pela Superintendência de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais, através do Departamento de Orientação Educacional da Secretaria de Educação (Seme). Os centros cumprem o propósito de oferecer aos alunos, na perspectiva da educação inclusiva, oportunidades para o exercício da cidadania, assim como para a preservação da dignidade humana, para a busca da identidade e participação efetiva na sociedade.

Os Cenapes receberão novos equipamentos e profissionais de diferentes áreas de atuação, como fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e professores. As atividades, desenvolvidas no contraturno escolar, auxiliam os alunos a avançar no aprendizado, trazendo um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados em sala de aula. Também contribuem para uma melhoria da qualidade de vida, dentro e fora do contexto escolar.

A secretária adjunta de Educação, Denize Alvarenga, explica que oferecer apoio psicopedagógico aos alunos da rede é uma necessidade que se tornou ainda mais emergente com a extinção dos serviços, que impediu o acesso dos alunos a serviços essenciais:

“A gente resgata um serviço que foi interrompido, causando enorme prejuízo a alunos e alunas que precisam de algum atendimento profissional especializado contínuo. Com a reinauguração, a Educação retoma esse tipo de atendimento, cobrindo essa lacuna na educação especial”.

O secretário de Educação, Claudio Leitão, afirma que a reativação dos Cenapes é mais uma iniciativa da Prefeitura na busca de um município com maior inclusão: “Essa reinauguração é mais um avanço da Educação de Cabo Frio, particularmente dando uma atenção maior à educação inclusiva. Os centros vão fazer com que a Educação avance no atendimento especializado dos alunos com necessidades especiais”.

Confira o endereço dos Cenapes:

Centro de Atendimento Pedagógico Professor Durval Silva

Endereço: Rua Durval Silva, s/n°, Bairro Jardim Esperança – Cabo Frio

Centro de Atendimento Pedagógico Professora Maria Aparecida de Azevedo Galvão

Endereço: Rua das Lebres, n° 42 B, Bairro Unamar – 2° Distrito de Cabo Frio

Centro de Atendimento Pedagógico Warly Studart

Endereço: Rua Los Angeles, n° 25, Bairro Jardim Olinda

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.