Prefeitura promove dia de atividades em celebração ao “Dia da Consciência Negra” em Tamoios


Celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro, o “Dia da Consciência Negra” foi de atividades na Fazenda Campos Novos, em Tamoios. O evento, organizado pela Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, contou com a presença de representantes quilombolas de Cabo Frio, OAB Mulher, membros da sociedade civil e lideranças do movimento negro local. Cabo Frio possui 5 comunidades quilombolas: Preto Forro, Maria Romana, Maria Joaquina, Botafogo e Fazenda Espírito Santo.
O evento contou com roda de conversa, capoeira, maquiagem, roda de samba e feijoada animada pelo grupo Canto Samba. Na ocasião a vida e luta de  Zumbi dos Palmares, líder quilombola e um dos pioneiros na resistência contra a escravidão na América, foi relembrada.
A Coordenadora de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Rafaela Oliveira, destacou a importância do evento para a comunidade negra da cidade: “Temos que preservar a história de Zumbi. Celebrar o Dia da Consciência Negra é fundamental para manter a história d o povo negro viva. Ainda mais em Cabo Frio, onde 51% da população é negra, de acordo com o IBGE. É Importante preservar as comunidades de matriz africana e cigana”, finaliza.
Comentários Facebook

DestaqueGovernoNotíciasTamoios

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE