Prefeitura realiza choque de ordem nas praias do município

Ação intensificada irá acontecer durante todo o verão

A Prefeitura de Cabo Frio realizou no sábado (4) e no domingo (5) uma operação de ordenamento nas praias do município. A ação contou com a participação de agentes das guardas Marítima e Ambiental e Civil, além dos fiscais da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização de Posturas.

De acordo com superintendente da Guarda Marítima, Jean Pierre de Cristo, na Ilha do Japonês a equipe auxiliou no salvamento 12 vítimas, sem morte, retiradas de duas embarcações clandestinas que faziam travessia e seis orientações de proibição de churrasqueiras. Na Praia do Peró, motoristas foram orientados a retirar carros que estavam estacionados sobre a vegetação e quanto a proibição de animais nos acessos à praia, além da remoção de churrasqueiras no pontal, ação conjunta com a Posturas e a ROMU.

Na Praia do Forte houve retenção as duas escunas, desde o dia 31 para proteção aos banhistas, isolamento total da área devido a risco eminente a banhistas e um socorro à vítima de afogamento. Na Praia das Dunas a equipe retirou dois quadrículos que estavam na área de banhistas. Os proprietários foram orientados a retirar os veículos do local.

“Todas essas ações vão continuar em diversos pontos da cidade. Esse é um trabalho que acontece na baixa temporada e que é sempre intensificado na alta. Esse reforço dá um suporte maior tanto para o turista quanto para moradores da cidade. A equipe realiza um trabalho de prevenção e, em alguns casos, toma medidas conforme legislação em vigor. Estamos em esforço constante para manter um verão seguro nas praias de Cabo Frio”, explicou o superintendente.

A Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização de Posturas aprendeu nesses dois dias de operação 23 caixas de som, instalaram 20 placas de orientação de proibição de poluição sonora e animais soltos na areia da praia.

“A equipe também fez três acessos na areia da orla até o mar para facilitar o socorro dos salva-vidas: uma na direção do Restaurante Vira Verão, outra na direção da Roda dos Ventos e a terceira no Lido. Outra cinco serão instaladas nos próximos dias”, contou o Coordenador da pasta, Rodrigo Azevedo.

A Guarda Civil Municipal atuou no combate a irregularidades em diversos pontos do município entre sexta (3) e domingo (5). Segundo o comandante da corporação, Adson Lopes, os agentes multaram 4 veículos por fila dupla, 10 estacionados em portão de garagem, 3 em vagas de idosos e deficientes, 2 em calçadas, 4 remoções e apreenderam 3 equipamentos de som. Também prestaram auxílio a 1 criança que estava perdida na orla da Praia do Forte e conduziram 28 flanelinhas para 128ª Delegacia de Polícia.

“A população pode nos ajudar a combater as irregularidades no município. Denúncias podem ser feitas por meio do telefone 153. Nossa equipe está sempre à disposição para manter a ordem na cidade”, disse o comandante.