Prefeitura realiza retirada de embarcações abandonadas no Canal do Itajuru

A operação continua até a próxima segunda-feira (13)

A Prefeitura de Cabo Frio iniciou neste sábado (11), a retirada de embarcações abandonadas no Canal do Itajuru. A ação integrada entre Guarda Marítima, Capitania dos Portos, Guarda Municipal e Comsercaf, começou no Portinho e vai até a Passagem. A operação continua até a próxima segunda-feira (13) e tem como objetivo a despoluição visual e ordenamento do Canal.

Cerca de 20 barcos serão retirados. A intervenção é feita com o auxílio de 2 retro escavadeiras, 1 pá mecânica e 8 caminhões. Antes da retirada, no dia 24 de abril, as embarcações foram notificadas e os proprietários tiveram 10 dias úteis para apresentarem uma solução para o material.

“Os responsáveis que procuraram a Guarda Marítima apresentando uma justificativa ou informando que irão reformar os equipamentos, receberam um prazo maior para readequação. Já os que não se apresentaram terão os barcos removidos” – explica o superintendente da Guarda Marítima, Paulo Fernando Dias Pinto.

A ação dá continuidade ao projeto de ordenamento em outros locais da cidade, como no bairro das Palmeiras e no Canto do Forte, onde ação é feita em diálogo com os pescadores. Pela precariedade das estruturas, elas serão levadas para o Aterro Sanitário de Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia.