Prefeitura reforça a presença da Guarda Municipal nas ruas de Cabo Frio

Ações conjuntas com outros setores do governo reforçam as medidas de segurança e de fiscalização por toda a cidade

Uma das principais reivindicações da população de Cabo Frio, o reforço da guarda municipal nas ruas da cidade se tornou realidade logo nas primeiras semanas de governo. Com a nova escala de trabalho, as equipes passaram a participar de diversas operações e ações. Com a dinâmica de patrulhamento, os grupamentos de Trânsito, de Motopatrulhamento, da Guarda Marítima e Ambiental e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) receberam reforços importantes. Tudo isso em menos de 100 dias de governo.

OPERAÇÕES CONJUNTAS COM OUTROS SETORES DO GOVERNO

Os grupamentos da Guarda Civil Municipal estão presentes nas mais diversas operações da Prefeitura de Cabo Frio, sempre dando apoio e garantindo a segurança. São ações de combate a flanelinhas, poluição sonora, aglomeração de pessoas, festas clandestinas, barreiras sanitárias, além das fiscalizações ambientais, entre outras. Em todas, sempre tem uma equipe da guarda municipal.

“Participamos ativamente de todas as operações da Prefeitura, sejam elas de ordenamento de trânsito, ou de fiscalização como as ações de prevenção e combate à Covid-19 em bares, restaurantes e praias. Trabalhamos nas quatro barreiras intermunicipais durante a pausa sanitária decretada pelo governo estadual. Cada grupamento tem atuado numa área: a Romu faz o patrulhamento ostensivo, a Guarda Marítima e Ambiental, nas praias e orla, e o grupamento de Trânsito e o Motopatrulhamento no ordenamento das ruas da cidade”, contou a secretária.

Para reforçar ainda mais o trabalho, Aglaia lembrou que vem conquistando importante apoio da população.

“Em fevereiro recebemos a doação de quatro bicicletas para o projeto Bike Patrulha. Com isso pudemos reforçar o patrulhamento do Boulevard Canal e da orla da Praia do Forte. De forma ordenada a planejada temos ampliado nossa atuação em todo o município”, afirmou a secretária.

CRIAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS NA ÁREA DE DIREITOS HUMANOS

Na área dos Direitos Humanos, a Secretaria deu início a uma pesquisa para a constituição de um banco de dados com informações sobre instituições, grupos sociais e pessoas que desenvolvem ações sociais, políticas e culturais relacionadas aos Direitos Humanos e Segurança. Também realizou consulta pública no Portal da Transparência da Prefeitura de Cabo Frio, e nas redes sociais, com questionário social.

“Estamos buscando informações sobre variadas questões sociais. Queremos entender sobre os problemas e situações que mais (ou menos) afetam no cotidiano da cidade. Além disso, estamos trabalhando na criação do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Segurança e acompanhando casos de intolerância religiosa em conjunto com a Coordenadoria de Igualdade Racial”, contou Aglaia Olegário.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR DA SEGURANÇA

Mais do que trabalhar para garantir a segurança da população, e trabalhar as questões ligadas aos direitos humanos, a secretária reforça que o governo municipal tem implantado diversas medidas para a preservação da saúde de todos os agentes.

“Estamos sempre atentos às medidas de combate e prevenção à Covid-19. Na sede da Guarda Civil Municipal reorganizamos a estrutura de forma a manter o distanciamento social. Realizamos, por meio do departamento de saúde, palestras de conscientização sobre a importância do uso de máscara e álcool em gel para todos os grupamentos. Todos os prédios e estruturas físicas da Guarda são sanitizados com frequência. Também recebemos doações de EPIs que foram distribuídos para os agentes que atuam nas ruas”, afirma a secretária.