Prefeitura retoma projeto “Caminhos da História”

Ainda neste mês de agosto a Prefeitura de Cabo Frio vai retomar o projeto “Caminhos da História”, desta vez numa parceria entre as Secretarias de Turismo e de Cultura. Lançado em junho de 2017, e suspenso em maio deste ano, ele volta a acontecer em parceria com o curso de História da Universidade Estácio de Sá, que cederá professores e monitores para as atividades. O “Caminhos da História” consiste em roteiros realizados a pé, ou no ônibus disponibilizado pela Secretaria de Cultura, onde são contadas várias histórias que envolvem o passado, a memória e o patrimônio de Cabo Frio.

A retomada do projeto foi definida esta semana durante reunião entre o secretário Municipal de Cultura, Fernando Chagas, e o Superintendente de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo, Paulo Cotias. Concebido com finalidade educacional, o projeto incentiva a população a conhecer a história local, reconhecendo a importância dos ativos culturais e fazendo da história uma importante modalidade de atrativo turístico.

Os roteiros são feitos de duas formas: de ônibus ou a pé. O trajeto de ônibus é restrito às unidades escolares públicas municipais e estaduais do município de Cabo Frio. Ele começa no Forte São Mateus, seguindo para a Passagem, São Bento, Charitas, Praça Porto Rocha e Museu de Arte Religiosa e Tradicional. Para agendar o passeio é necessário que os representantes das escolas enviem ofício direcionado à Secretaria de Cultura (Avenida Assunção, 855, Centro, no Charitas) para análise da disponibilidade e reserva. O projeto será realizado sempre às quartas-feiras, nos turnos da manhã e tarde.

Já os trajetos a pé são de livre participação de escolas públicas e particulares. Também são abertos à participação de unidades de outros municípios e de grupos organizados. Eles são divididos em dois roteiros: o primeiro iniciando no Forte São Mateus, passando pela Passagem, São Bento, Charitas e finalizando na Praça Porto Rocha, e o segundo iniciando na Fonte do Itajuru, seguindo para o Morro da Guia, Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, finalizando na Praça Porto Rocha. Para os trajetos a pé o agendamento é realizado mediante ofício de solicitação entregue na Superintendência de Turismo Histórico e Social da Secretaria de Turismo (Avenida Assunção, nº 15, Passagem, no Terminal de Transatlântico). Eles acontecerão sempre às terças-feiras no turno da manhã e da tarde.