Primeiro fim de semana do verão lota Praia do Peró

Prefeitura comemora resultado do ordenamento e ação para limpeza da orla

O primeiro fim de semana da temporada 2019/2020 na Praia do Peró, certificada com o selo internacional do Programa Bandeira Azul, foi de orla cheia. Equipes da Comsercaf, em conjunto com uma força-tarefa com integrantes do Inea, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Prefeitura de Cabo Frio, atuaram na limpeza da praia, que iniciou na madrugada e foi concluída no domingo (29).

Na avaliação dos agentes da Secretaria de Meio Ambiente, o domingo transcorreu “sem problemas com os critérios de manutenção da certificação”. De acordo com a pasta, a operação foi realizada em toda a extensão das praias do Peró e das Conchas, que fazem parte do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS). A temporada 2019/2020 da certificação vai até o dia 15 de abril de 2020.

“Toda a ação ocorreu da melhor forma possível desde a atuação nos acessos à praia até à conscientização dos banhistas, passando pelo trabalho das nossas equipes, não podíamos esperar uma estreia melhor neste verão, depois do susto com o óleo e as gigogas. Reforçamos que não são permitidos animais domésticos na faixa de areia de todas as praias de Cabo Frio, nem a prática de esportes com bola, peteca ou frisbee na zona certificada entre os horários de 8h às 17h”, alertou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

Segundo ele, os animais de pequeno, médio e grande portes precisam estar com focinheira e de coleiras para circular pela orla. O secretário reforçou ainda pedido para que os pais fiquem atentos aos filhos, já que este é um período de praias cheias. Além disso, a Praia do Peró conta com agentes azuis, Guarda Marítima e Ambiental, agentes de Postura, Guarda Civil Municipal, policiais militares e guarda-vidas, para fiscalização, monitoramento e manutenção da ordem no local.

“O funcionamento dos equipamentos instalados na área certificada, como a esteira de acessibilidade a cadeirantes, foi de acordo com o esperado, os quiosques funcionaram dentro do acordado. Com a chegada da semana do Réveillon o movimento na região cresceu muito. Para aproveitar ao máximo a Praia do Peró, precisamos atentar às normas da Bandeira Azul e leis estabelecidas no município de Cabo Frio.”, afirmou Paloma Arias, coordenadora da secretaria de Meio Ambiente.

Para Magno Maiques, também coordenador do Bandeira Azul Praia do Peró, o andamento da ação de conscientização dos banhistas funcionou de forma concreta.

“Havia pessoas que estavam jogando bola, outras com animais, mas que eram de fora, e não sabiam dos critérios e do novo ordenamento da praia. Nossos agentes abordaram esses banhistas e conseguiram, com suavidade e sutileza, levar a idéia de que a Praia do Peró mudou para melhor e que a atividade que realizavam, era proibida, sendo atendidos prontamente”, afirmou.