Procon alerta para gastos excessivos nas férias

O ano começa com férias, viagens e passeios, porém, após essa temporada chegam as contas para pagar e muitos se vêem com o orçamento apertado. Despesas como IPVA, IPTU e matrículas escolares acabam pesando por conta de gastos excessivos. Pensando nisso, o Procon de Cabo Frio, preparou algumas dicas para quem quer evitar surpresas no fim do mês.

SAIBA MAIS

De acordo com Thiago Vasconcelos, coordenador municipal de Defesa do Consumidor em Cabo Frio (Procon), vale a pena mudar um pouco os hábitos nesse período, evitando excessos no consumo, tanto de água como de energia elétrica, para doer menos no bolso.


“Um ponto importante é evitar tomar banho quente em horários de pico (das 18h às 21h) e não ficar muito tempo embaixo do chuveiro para reduzir o gasto de água. As casas que possuem ar condicionado devem programar o aparelho para desligar sozinho no meio da noite para diminuir o consumo de luz” – ressaltou ele.


Além disto, é preciso prestar atenção ao consumir em barracas de praia, pois é não é permitido taxa de consumação mínima, e evitar gastos sem necessidade. “Um consumidor consciente com certeza não será pego pelas armadilhas se tiver um planejamento adequado”, alertou.


Confira outras dicas de economia:


– Colete a água da chuva: ela pode ser utilizada para descarga, limpeza do quintal, do carro e do chão de casa, por exemplo. Só não é apropriada para consumo humano ou de animais


– Reaproveite a água do preparo das refeições: se você cozinhou legumes e sobrou água, reutilize-a para fazer sopas


– Utilize o gelo derretido: vai descongelar a geladeira? Remova as placas de gelo e reutilize-as para regar as plantas e o jardim. Derrubou cubos de gelo no chão? Coloque-os num recipiente para depois reaproveitar a água.


– Não jogue fora a água da máquina de lavar: ela pode ser reutilizada para descarga dos vasos sanitários, lavar o quintal ou o carro. Já a água do segundo enxágue, por estar mais limpa, pode abastecer a próxima lavagem.


– Feche bem a torneira: o pinga-pinga representa, ao longo de um ano, um gasto de 16 mil litros de água limpa e tratada. E isso pesa no bolso.


– Reaproveite a água do ar condicionado: ela pode ser usada para lavar o banheiro ou dar descarga. Só não é recomendada para consumo humano ou animal, nem para regar plantas.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.