Professores participam de curso de qualificação sobre restingas

Nos dias 8 e 21 de junho, das 8h às 17h, a Escola Municipal Maestro Rui Capdeville será sede do Curso de Qualificação para Educadores sobre Restingas da Região dos Lagos, do Projeto Restinga Viva, promovido pelo Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.


SAIBA MAIS

Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam da Semana
do Meio Ambiente

Convocados do Concurso Público de 2009 devem apresentar
documentos nesta quarta (6)

Estudantes participam de sarau na Câmara dos Vereadores

Visando qualificar professores das escolas dos municípios de Cabo Frio e Arraial do Cabo como agentes de mudança para a conservação da vegetação de restinga, durante a oficina, com duração de 40 horas, serão desenvolvidas atividades como apresentação de projetos, dinâmicas, avaliações e aulas. Haverá, também, uma atividade em campo, a partir das 14h do dia 8, na Praia do Peró, quando os educadores receberão conteúdo e orientações para trabalhar com as crianças e adolescentes em sala de aula.


Participam 17 professores do Ensino Fundamental II. O conteúdo programático contempla os seguintes temas: Projeto Fichas dos Seres Vivos do NUPEM (UFRJ), Fitofisionomias das Restingas da Região dos Lagos (IPJBRJ), A Flora da Restinga e Ameaças (CNCFlora), Avifauna das Restingas da Região dos Lagos (UVA), Diversidade Geomorfológica das Restingas do CDVCFrio(UFF), Mudanças Climáticas e a Fauna Ameaçada da Restinga (UERJ), Espécies Invasores (UERJ) e Geologia e Patrimônio Geológico da Região dos Lagos (UFRJ).

Projeto


O projeto Restinga Viva teve início, há dois anos, a partir de uma doação recebida do Comitê de Conservação da San Diego CountyOrchidSociety (SDCOS). O foco da primeira etapa tratou do levantamento dos estudos existentes sobre a Restinga de Massambaba e da sensibilização da população que abordou a riqueza natural regional, os riscos representados por espécies invasoras e a disseminação do conhecimento científico sobre a restinga, a partir de oficinas de artesanato e ciclo de palestras. Também em 2016, foi lançada uma publicação com 20 espécies emblemáticas de plantas e animais do Centro de Diversidade Vegetal de Cabo Frio. Organizado pelo BrBio, o trabalho foi realizado pelos pesquisadores Fernanda Saleme e Bruno C. Kurtz, do Jardim Botânico, e está disponível no site do BrBio.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.