Programa Bandeira Azul promove projeto “Escola do Mar” na Praia do Peró

Dentro dos critérios para que a Praia do Peró, em Cabo Frio, receba a certificação internacional do Bandeira Azul, a coordenação do programa promoverá o evento “Escola do Mar” a partir deste sábado (13) até 4 de fevereiro. A ação será voltada para moradores da região e turistas, e acontecerá sempre entre 9h e meio-dia, na faixa de areia em frente ao Hotel Âncora.


SAIBA MAIS:


Bandeira Azul discute reurbanização da orla do Peró


Alunos do Peró recebem certificados internacionais por
ação ambiental


Projeto Bandeira Azul realiza evento oficial na Praia do
Peró no próximo sábado (23)

O “Escola do Mar” reunirá uma série de eventos, como coleta de microlixo, jogos ambientais e coleta seletiva, boas práticas em saúde, cuidados com exposição ao sol, orientações sobre minimização de geração de resíduos sólidos, palestras sobre as dunas e sua importância para a fauna e a flora local, geografia das praias, boas práticas de segurança no mar e acessibilidade para portadores de necessidades especiais (a cargo da empresa SOMA e do grupo SOCIOS, de portadores de necessidades especiais de Cabo Frio), entre outras atividades. A abertura do evento acontece neste sábado (13) com uma apresentação sobre o programa Bandeira Azul e a importância da certificação da Praia do Peró.

Estarão participando do evento a Prolagos, que fará a avaliação da qualidade da água, o 18° Grupamento de Bombeiros Militares, Defesa Civil, agentes da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Secretaria de Turismo, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.

“A ideia é incentivarmos cada vez mais a consciência ambiental nas pessoas, principalmente naqueles que visitam nossa região, aproveitando o momento da alta temporada para começar a criar uma consciência de que Cabo Frio está em busca desta grande certificação, e desta forma ir acostumando e informando a todos sobre este novo momento que estamos buscando para a Praia do Peró e Cabo Frio como um todo”, salientou Carlos Magno da Silva Maíques, um dos coordenadores do Bandeira Azul.

O programa Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes. É uma iniciativa da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC. Em caso de certificação, a Praia do Peró será recomendada pelos principais atores do trade turístico como um dos melhores destinos mundiais.

O programa teve início em 1987 na Europa (no Brasil a partir de 2004) e é aberto a praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas, sendo necessária a participação dos municípios e envolvimento de instituições locais que representem os vários segmentos da Sociedade Civil (moradores, iniciativa privada, empreendedores, comunidades tradicionais e grupos atuantes, ONGs e demais associações) e que possam colaborar na implantação e efetivação do programa. A certificação será sempre outorgada à municipalidade onde se localiza a praia que cumpra todos os critérios.

O Bandeira Azul baseia-se em princípios de sistema de gestão ambiental, ou seja, ao cumprir uma série de critérios, a praia ou marina que participa do programa solicita a certificação internacional: a Bandeira Azul.

PROGRAMAÇÃO (todas na Praia do Peró, das 9h ao meio-dia)

13 de janeiro: Apresentação Bandeira Azul

14 de janeiro: Jogos Ambientais e Coleta Seletiva

19 de janeiro: Boas Práticas em Saúde

20 de janeiro: Educação Ambiental

21 de janeiro: Acessibilidade – SOMAR e SOCIOS

25 de janeiro: Limpeza da Praia – Microlixo

26 de janeiro: Segurança-18°GBM/CBMERJ

27 de janeiro: O Ciclo da Água

28 de janeiro: Educação Ambiental – Gestão

02 de fevereiro: As Dunas e Sua Importância no Ecossistema

03 de fevereiro: Qualidade da Água – Amostragem

04 de fevereiro: Encerramento


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.