Programa de Saúde Escolar retoma atividades nesta terça (3)

Primeira unidade a receber a ação é a Escola Municipal João Bessa

O Programa de Saúde Escolar retoma as atividades nesta terça-feira (3), após o período de recesso por conta das férias escolares. A primeira unidade a receber a ação educativa é a Escola Municipal João Bessa, no bairro Passagem, das 8h às 17h. Outras oito instituições de ensino receberão o projeto no mês de março.

A unidade é de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (até o 5º ano) e conta com 124 alunos. Eles vão participar de uma programação especial organizada pela equipe da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Estratégia de Saúde da Família em conjunto com a Coordenação de Saúde Bucal.

O projeto leva à rede municipal ações educativas por meio de brincadeiras lúdicas, que englobam uma equipe multidisciplinar de dentistas, enfermeiros e nutricionistas. Os alunos participam de contação de histórias e teatro de fantoches sobre prevenção de cárie, entre outras doenças periodontais causadas pela falta de escovação dental, e a importância da alimentação saudável.

“Montamos o cronograma de acordo com a idade dos estudantes. Em algumas escolas, a ação envolve muito mais que nutrição e odontologia. Também são levadas noções de cidadania para prevenção do Aedes aegypti, e de prevenção à escabiose e higiene pessoal. Nosso objetivo é ajudar a modificar hábitos que foram preestabelecidos no passado”, explicou a coordenadora do Programa de Saúde Escolar, Ana Paula Ferreira de Souza.

Para março, a equipe vai percorrer ainda as escolas Etelvina S. da Fonseca, no Peró (4); Izabel Machado, no Jardim Caiçara (10); Alfredina de Oliveira Francesconi, no Parque Eldorado II (11); Angelim (17); Catharina da Silveira Cordeiro, no Monte Alegre (18); Agrisa (24); Américo Vespúcio, no Parque Burle (25); e Maria Emília dos Santos Castro, no Monte Alegre (31).