Projeto ‘Parentalidade Positiva’ será desenvolvido nas escolas da rede em parceria com diversas secretarias e órgãos públicos

As escolas da rede municipal de ensino serão contempladas com o projeto ‘Parentalidade Positiva’, uma iniciativa da Prefeitura de Cabo Frio com outros órgãos públicos. O objetivo é unir forças para atender crianças, adolescentes e familiares em situação de risco social. A primeira ação acontecerá nesta quinta-feira (20) com a realização de uma série de debates e sensibilizações sobre suicídio e automutilação. O evento será realizado na Escola Municipal Edilson Duarte, nos três turnos escolares (8h, 10h, 13h30, 15h30 e 19h).

 

A iniciativa envolve o Departamento de Orientação Escolar da Secretaria de Educação; a Coordenadoria da Criança e do Adolescente (Cogecria) e a Coordenadoria Geral de Direitos da Mulher (Cogedim), da Secretaria de Assistência Social; o Programa Municipal de Saúde Mental (representado pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II) da Secretaria de Saúde; a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); o Conselho Tutelar e o Programa de Prevenção às Drogas. O programa será desenvolvido com profissionais de diversas especialidades atuando nas escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e comunidades em geral, em caráter preventivo.

A primeira ação vai orientar e dialogar com a comunidade escolar sobre o suicídio e a automutilação, tema abordado este mês na campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio.  O encontro será aberto com a leitura da carta de uma pessoa que viveu a experiência, apresentando a realidade do suicídio e da automutilação. O debate acontecerá com uma vivência que dialoga entre ficção e realidade, a partir das experiências relatadas pelos próprios alunos.

Após este momento, a equipe promoverá um debate utilizando a Cartilha de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, criada por psicólogos e psiquiatras, e lançada pela CPI dos Maus-tratos do Senado Federal. O material traz perguntas e respostas sobre o assunto e auxilia no esclarecimento de dúvidas, orientando pais, responsáveis, professores e profissionais que atuam na defesa de jovens e crianças.

A Orientação Escolar da Secretaria de Educação faz um trabalho preventivo nas escolas, tendo como um dos principais propósitos cuidar dos alunos e zelar pela garantia dos seus direitos, dialogando com diversos segmentos. Os projetos são desenvolvidos de acordo com os diagnósticos feitos em cada unidade escolar, atuando em situações que colocam em risco o aprendizado saudável dos alunos, como bullying, suicídio, automutilação, gravidez precoce, drogas, entre outras adversidades.

A Escola Municipal Edilson Duarte fica na rua Prof Amelia Ferreira, s/n – Jardim Caiçara.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.