Rede Municipal de Educação inicia o ano letivo nesta segunda-feira (18)


Volta às aulas marcam o retorno da comunidade escolar às unidades de ensino

Cerca de 35.000 alunos são esperados nas 93 escolas da rede municipal de ensino da Prefeitura de Cabo Frio neste ano letivo. A Secretaria Municipal de Educação deu início às aulas nesta segunda-feira (18) nas unidades escolares do  município.

Durante a 1ª e 2ª fases de matrículas, foram ofertadas 9735 novas vagas: destas, 6760 no Primeiro Distrito e 2975 no Segundo. As vagas foram distribuídas nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o preenchimento das vagas de docentes nas unidades escolares do município é realizado uma escolha, com base na ordem de classificação no Processo Seletivo, pelos próprios professores. Ao longo desta segunda-feira (18), na Ferlagos, os docentes se reuniram com membros da Secretaria de Educação para completar este quadro e a expectativa é que até esta terça-feira (19) esta etapa tenha sido concluída e o funcionamento da rede escolar normalizado. Das 93 unidades escolares apenas sete escolas dos bairros Jardim Esperança e Unamar não contavam com a definição do quadro completo de professores.

 

Conheça a Rede Municipal de Educação

Educação Infantil

A Rede Municipal de Ensino conta com três unidades que atendem a Creche II (de 1 ano a 1 ano e 11 meses). As demais escolas de Educação Infantil atendem a partir da Creche III (2 anos a 2 anos e 11 meses). Para estar inserido nesses grupos, o aluno deverá ter 1 ou 2 anos completos até 31 de março de 2019.

As três escolas que atendem alunos a partir de 1 ano são:

 

  • Escola Municipal de Educação Infantil Profª Dalcy Barroso Pillar, no Bairro Praia do Siqueira
  • Escola Municipal de Educação Infantil Neusa Agualusa da Costa, no Bairro Tangará
  • Escola Municipal de Educação Infantil Prof. João Trajano Bandeira Caixeiro, no Condomínio Minha Casa, Minha Vida, Bairro Jardim Esperança.

Ensino Médio

A Rede Municipal de Ensino conta com cinco escolas de Ensino Médio, sendo uma para surdos e uma profissionalizante (Técnico em Agrícola). Além destas (leia sobre elas abaixo), confira as demais:

  • Colégio Municipal Rui Barbosa, no Centro
  • Centro Educacional Municipal Profª Marli Capp, em Unamar (2° Distrito de Cabo Frio)
  • Colégio Municipal Profª Elza Maria Santa Rosa Bernardo, no Bairro Jardim Esperança

Vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD)

As escolas que abrirem novas matrículas têm reserva de uma vaga por turma para alunos com deficiência. O responsável deverá apresentar um laudo médico que confirme a deficiência na confirmação da matrícula.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Rede Municipal de Ensino oferece EJA para o primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental. Para poder se matricular, o aluno deverá ter quinze completos até 31 de março de 2019.

Escola Técnica

A Escola Agrícola Municipal Nilo Batista atende o 2° segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio em período Integral, oferecendo educação profissionalizante (Técnico Agrícola).

Escolas especiais

A Escola Municipal Prof. Renato Azevedo fica no bairro São Francisco e atende alunos com Deficiências Intelectuais, Múltiplas e Autismo. A unidade funciona nos períodos da manhã e da tarde e recebe alunos a partir dos 7 anos, sem limite de idade, incluindo adultos. Acesse aqui para saber mais informações sobre a unidade.

A Escola Municipal Arlete Rosa Castanho fica no Bairro Vila Nova e atende alunos surdos, do Pré II (a partir de 5 anos de idade) ao Ensino Médio. Conheça aqui um dos projetos desenvolvidos na unidade em 2018.

 

 

DestaqueEducaçãoNotícias

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE