Reunião da Inspeção Escolar nesta quarta-feira (20) na Escola Edilson Duarte

Professores e Inspetores escolares estarão reunidos para traçar diretrizes para o ano letivo

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Inspeção Escolar, convida Professores e Inspetores Escolares da Rede Municipal de Ensino para reunião nesta quarta-feira (20), às 8h, na Escola Municipal Edilson Duarte, no bairro Jardim Caiçara.  A reunião tratará de temas importantes para a Comunidade Escolar, e pretende traçar metas e diretrizes para o ano letivo de 219.

Departamento de Inspeção Escolar

É responsável por acompanhar, disseminar, cumprir e fazer cumprir o ordenamento jurídico e pedagógico do Sistema Municipal de Ensino. É organizado por meio das seguintes gerências: Gerência de Estatística, Gerência de Gestão e Normas, Gerência de Acesso e Permanência, Gerência de Avaliação e Monitoramento de Unidades Escolares Particulares e Gerência de Avaliação e Monitoramento de Unidades Escolares Municipais.

Principais Atribuições

• Ofertar suporte técnico-pedagógico aos professores na categoria funcional de inspetor escolar para que possam exercer suas funções orientadora, verificadora, avaliativa e corretiva no acompanhamento das unidades escolares públicas e privadas pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino, objetivando garantir os direitos inalienáveis dos alunos à educação de qualidade;
  • Acompanhar, subsidiar, e intervir, quando necessário, no trabalho do inspetor escolar, no atendimento às unidades escolares;
  • Redigir documentos complementares que disciplinem o ensino e a aprendizagem em consonância com as leis federais, estaduais e municipais;
  • Organizar, orientar e acompanhar a declaração do censo escolar;
  • Propor, organizar, construir e disseminar mapas estatísticos;
  • Estudar, organizar e coordenar a matrícula na Rede Municipal;
  • Guardar e manter organizados os arquivos permanentes das escolas extintas do Sistema Municipal de Ensino, expedindo, quando solicitado, históricos escolares, certificados, declarações, etc;
  • Ministrar formação continuada.