Reunião define abertura do Defeso Total da Laguna de Araruama

Uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (31), no auditório da Prefeitura de Cabo Frio, marcou o início do período de Defeso Total da Laguna de Araruama.  As presenças de representantes de todos os municípios abrangidos pela Laguna – Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo – conferiram o grau de importância da orientação e da fiscalização durante o período. O prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, foi o anfitrião da cerimônia.


Para um auditório lotado, o prefeito salientou que, como na medicina, o Defeso é uma prevenção. “O Defeso age como prevenção, cria condições para que não se precise tratar do mal, barateando custos e evitando sofrimento, neste caso, aos nossos pescadores, tão tradicionais e tão importantes para nossa economia”, explicou Dr. Adriano.


Os representantes dos municípios definiram estratégias de ação de modo uniforme, para que os objetivos e metas continuem sendo cumpridos. Foi feita uma exposição dos dados referentes aos três Defesos anteriores, mostrando que o tamanho e a quantidade dos crustáceos e peixes capturados após o período de proibição, vem aumentando exponencialmente, mostrando que a ação vem recuperando de forma efetiva o bioma da Laguna.


O coordenador de Meio Ambiente da secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira parabenizou a Colônia de Pesca Z4, de Cabo Frio, por ter agilizado o processo de recebimento do Seguro Defeso.


“Uma das principais conquistas do Defeso é o engajamento dos próprios pescadores. O presidente da Colônia de Pesca Z 4, aqui de Cabo Frio, conseguiu, por vias próprias, a assinatura de um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – junto ao INSS, que permite que o seguro defeso seja pago já no primeiro mês e, não, em dezembro, como vinha ocorrendo.  E, o melhor e mais elogiável, é que já foi autorizado que pescadores de outros municípios possam aderir à esse TAC a partir da nossa Colônia”, comemorou o coordenador.


DestaqueNotícias

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: