Reunião debate papel de órgãos municipais rumo à certificação no Programa Bandeira Azul

Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (13) no auditório da Prefeitura  de Cabo Frio reuniu representantes das secretarias de Desenvolvimento, Obras Públicas, Mobilidade Urbana e Turismo, e das coordenadorias de Meio Ambiente, Comunicação e Serviços Públicos, para definir o papel que cada um deles vai desempenhar nas obras de adequação da Orla da Praia do Peró, dentro dos critérios de avaliação do Programa Bandeira Azul. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento, Felipe Araújo, o secretário de Turismo, Radamés Muniz e o coordenador de Meio Ambiente da secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira.

A Praia do Peró obteve a certificação do júri nacional do projeto Bandeira Azul para que possa hastear o símbolo do selo internacional de qualidade no verão 2018/2019. O júri que concedeu a certificação foi formado por representantes dos Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente, das Cidades e do Serviço de Patrimônio da União.

Para que a certificação seja definitiva, será necessária uma série de obras, que devem estar prontas até o dia 26 de novembro, quando acontece a visita do júri final.  Essas adequações passam pela reformulação dos quiosques, construção de duas rampas de acessibilidade, instalação de chuveiro, Plano de Mobilidade Urbana, já que a Avenida dos Namorados, que circunda a Orla será permanentemente interditada para a circulação de veículos no trecho certificado, e manutenção na rede de esgotamento sanitário.

O secretário de Turismo, Radamés Muniz ressaltou a importância da certificação: “não será apenas a Praia do Peró quem irá ganhar com essa certificação. Ganham, também os comerciantes, a rede hoteleira e a comunidade, toda a cidade. É por isso que esperamos que cada um se empenhe, cumpra o seu papel e faça de tudo para que essa aconteça de forma definitiva. A Bandeira Azul vai qualificar o turismo não somente em Cabo Frio como em toda a Região dos Lagos”, salientou.

Para o coordenador de Meio Ambiente da secretaria de Desenvolvimento, tudo se encaminha para o melhor desfecho possível.

“Na etapa internacional os jurados, basicamente, confirmam a decisão do júri nacional. Ainda há muito que fazer, mas tudo caminha para que a Bandeira Azul seja hasteada no Peró em 1° de dezembro deste ano. É uma conquista de todos, inclusive da comunidade”, afirmou. Mario Flavio.

O selo de Bandeira Azul é conferido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE, na sigla em inglês) às melhores praias urbanas e marinas do mundo, e conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC.