Reunião entre órgãos da Prefeitura de Cabo Frio define ordenamento da orla do Peró

Membros das Coordenadorias de Meio Ambiente e Posturas, Secretaria de Mobilidade Urbana, Guarda Municipal, Guarda Marítima e Ambiental e Corpo de Bombeiros estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (27) para tratar do ordenamento da orla do Peró, dentro dos critérios do Bandeira Azul. Várias medidas ficaram acertadas entre os órgãos participantes, como o abastecimento dos quiosques, que ficará restrito entre 6h e 9h.

Com a medida, após esse horário, a ação só poderá ser realizada através da área de carga e descarga permanente, que será criada no fim da orla, próximo ao restaurante Buba. Cada quiosque poderá entrar com apenas um veículo para abastecimento e está proibido o acesso de caminhões ou veículos de maior porte, ficando a sinalização à cargo da Secretaria de Mobilidade Urbana.

O acesso à antiga rua da orla será controlado pelo Corpo de Bombeiros, pelas Guardas Municipal e Ambiental, pela Coordenadoria de Posturas e pela própria coordenação do Bandeira Azul, em horários distintos.

Guardas Marítimos e de agentes da Coordenadoria de  Posturas serão capacitados sobre todos os critérios da utilização da praia de acordo com as orientações do Bandeira Azul.

A Coordenadoria de Posturas ficará responsável pela elaboração e confecção das autorizações de acesso à Praia para os comerciantes. A Guarda Marítima e Ambiental disponibilizará quatro agentes que farão rondas na praia, alertando aos banhistas quanto à proibição de cães e outros tipos de ocorrência que estejam em descompasso com os critérios exigidos para a manutenção da Bandeira Azul.

“Mais importante que a certificação é a sua manutenção.  São 34 critérios que envolvem questões ambientais, estruturais, de segurança e de mobilidade. Portanto, precisamos agir como um corpo uniforme para que nada saia errado. Não posso deixar de agradecer a todos que estão contribuindo para essa nossa conquista, mas precisamos estar alertas e em constante trabalho de conscientização para que a Bandeira Azul continue, sempre, a tremular na Praia do Peró”, afirmou o coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Mario Flavio Moreira.