Reunião Extraordinária do Conselho de Patrimônio acontece nesta quarta-feira

Acontece nesta quarta-feira (6) a segunda reunião extraordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (CMUPAC) para debater o possível tombamento do Galpão do Sal, situado no bairro da Passagem. Na semana passada, durante a primeira reunião sobre o assunto, houve depoimentos dos conselheiros e de integrantes da sociedade civil organizada. O debate de amanhã também é aberto a todos que queiram expor suas opiniões e tirar dúvidas sobre o assunto às 18h, no Solar dos Massa (Praça Porto Rocha, Centro).

O Galpão do Sal faz parte de um antigo conjunto arquitetônico que englobava outros imóveis com a mesmas características. Com o tempo, os demais imóveis foram vendidos e demolidos para dar espaço a empresas de pescado. Hoje, o Galpão do Sal é o único de pé e, para alguns, possui grande valor histórico por ter feito parte da época da economia de exportação de sal e cal na região.

Entretanto, o processo que envolve o tombamento do imóvel teve folhas removidas durante o período da antiga composição do Conselho do CMUPAC. Segundo o representante da OAB no Conselho, Newton Cordeiro Freitas, em sua fala na última reunião, uma das atas do processo desapareceu. “Esse processo precisa ser analisado com mais profundidade. Recebemos um laudo da Defesa Civil apenas agora condenando o galpão. Mas e o que havia antes e sumiu do processo? Acredito que ele ainda não está maduro o suficiente para ser votado”, opinou o advogado.

Para Aline Costa Simões, representante do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), há lacunas na história daquele local. “Não estamos estudando o valor das telhas e das paredes, mas sim o valor cultural do espaço. Ao meu ver, deveriam ser tombados a casa e o galpão, pois ele sozinho não tem história, nem a casa”, comentou.

O imóvel é próprio e o arquiteto responsável pelo proprietário no processo, Manoel Vieira, afirmou na última reunião que o galpão, por ser de meados da década de 1940, não possui valor histórico. “Em toda a minha pesquisa não achei nenhuma citação histórica sobre aquele local. Não existem fotos, matérias, publicações, nem pedido de tombamento antigo. Com uma sobreposição de fotos que fiz, uma antiga e uma nova, consegui observar que até mesmo a estrutura do galpão hoje é diferente da antiga”, contou o arquiteto.

Após a reunião desta quarta, o conselho se reunirá novamente dia 11 de fevereiro, às 18h, no Charitas, para a votação sobre o assunto.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.