Saúde Bucal realiza quase 35 mil procedimentos em seis meses


Resultado é considerado positivo e principal realização foi a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)

 

Em seis meses de atuação, a Coordenação-Geral de Odontologia de Cabo Frio realizou 34.778 procedimentos de julho até meados de dezembro de 2018, quando a atual gestão assumiu o governo. Os serviços de periodontia e cirurgias foram os mais executados. A principal realização da área foi a conquista de emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para construção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Os meses de maior demanda de atendimento foram outubro (7.924) e agosto (7.245). Os resultados foram apresentados ao prefeito Dr. Adriano Moreno no fim do ano passado pela equipe da Saúde Bucal. Além dos procedimentos, também foram realizadas 3 mil escovações supervisionadas, de outubro a dezembro, pelo Programa de Saúde Escolar (PSE).

“É ótimo que o prefeito Adriano Moreno perceba a importância real do CEO para a saúde bucal da população cabo-friense, tornando acessíveis atendimentos especializados que não eram disponíveis ao público, como a prevenção do câncer bucal, entre outros, e assim desafogar a demanda nas Unidades Básicas de Saúde”, avaliou a dra. Wanda Cordeiro Pereira Porto, coordenadora do CEO Cabo Frio.

Ainda em relação ao CEO, outra conquista foi a especialidade de estomatologia em que é possível fazer um diagnóstico de lesões de boca, como prevenção a este tipo de câncer, com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF). O material é coletado pelo Centro de Especialidades, enviado para o laboratório da faculdade e o resultado é enviado por e-mail para o Centro. A dentista e coordenadora do PSE, Ana Paula Souza, considera o resultado bastante positivo, apesar das dificuldades enfrentadas pelo governo.

“Mesmo com toda a crise financeira e a grande dívida de Cabo Frio conseguimos desempenhar o nosso trabalho com maestria por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a construção do saber das nossas crianças, modificando os seus hábitos e até mesmo ensinando aos seus responsáveis esse aprendizado”, avaliou a dentista Ana Paula Ferreira de Souza, coordenadora do Programa de Saúde Escolar (PSE) Cabo Frio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DestaqueNotíciasSaúde

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: