Saúde Mental promove capacitação para profissionais da rede

A Coordenação do Programa de Saúde Mental de Cabo Frio promoveu uma capacitação para médicos e enfermeiros da Atenção Básica (AB) sobre a dinâmica de funcionamento da rede de atenção psicossocial do município e sobre os cuidados na prevenção ao suicídio. O encontro foi realizado na sede da Estratégia em Saúde da Família (ESF) e contou a participação de cerca de 70 profissionais.

“É necessário atualizar os profissionais sobre os protocolos de encaminhamento à rede de saúde mental, sobre quais são os equipamentos que o compõem e que público atende. E nesse sentido o trabalho do serviço de Atenção Básica é fundamental para o direcionamento adequado dos pacientes que procuram a saúde municipal”, avaliou a psicóloga Sandra Aquino, coordenadora do Programa de Saúde Mental.

O encontro foi aberto pela médica Cenir Amorim, que também é subsecretária de Saúde de Cabo Frio, e destacou a importância do trabalho de médicos, enfermeiros e demais funcionários na Atenção Básica, que é porta de entrada do SUS. Também participaram do encontro o coordenador médico dos ESF’s, Daniel Tinoco, e a psiquiatra Rita Parreiras.

Atualmente, a rede de saúde mental é composta pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps-AD), ambos no Braga; Centro de Atenção Psicossocial Infância/Juventude (Caps-I), no Portinho, que começou a funcionar em fevereiro deste ano; e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em Tamoios, que iniciou as atividades em dezembro de 2017.

Completam os equipamentos do Programa a Emergência Psiquiátrica Municipal, no Hospital Central de Emergência (HCE); as Residências Terapêuticas I e II (RTI e RTII), no Jardim Caiçara; e os Ambulatórios de Saúde Mental, com atendimentos de psicólogos e psiquiatras, no PAM de São Cristóvão e de Santo Antônio, em Tamoios; no Hospital do Jardim Esperança e na UBS de Unamar.

Além da rede de saúde mental, foram debatidas as questões relacionadas ao suicídio, como a forma de abordagem, as principais causas e encaminhamentos e as atividades que serão realizadas na ação da próxima sexta, dia 14, na Praça Porto Rocha, das 9h às 16h.

CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Caps II

Rua Antônio Duarte Guimarães, 17, Braga

Caps-AD