Saúde sedia treinamento do Estado em IST/AIDS e Hepatites Virais para os municípios da Baixada Litorânea

Na próxima quarta-feira, dia 16, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio sedia treinamento em infecções sexualmente transmissíveis (IST) promovido pela Gerência de (IST)/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e ministrado pela infectologista Márcia Rachid. O curso acontece na quarta, dia 16, a partir das 13h, no auditório do Hospital-Dia, e é voltado exclusivamente para médicos e farmacêuticos dos municípios da Baixada Litorânea.

A capacitação vai abordar temas como terapia antirretroviral, HIV e coinfecção e os municípios participantes são Saquarema, Iguaba Grande, Araruama, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. Ao fim do treinamento, o certificado de participação será encaminhado por e-mail pela Gerência Estadual aos participantes.

“É uma ação muito importante, pois se trata de uma atividade de educação médica e farmacêutica continuada que tem por objetivo manter os profissionais que trabalham com HIV/AIDS atualizados, já que os protocolos de diagnóstico e tratamento são frequentemente atualizados baseados em estudos constantes. Além disso, o curso é necessário porque aumenta a cada ano o número de pessoas que vivem com a doença ou que são infectadas por ela”, avaliou a médica Lucy Pires, superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.

De acordo com o Boletim Epidemiológico 2018 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, de 2007 até junho de 2018 foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 247.795 casos de infecção pelo HIV no Brasil. No período, quase 50% dos casos são na Região Sudeste, destes quase 70% em homens e a faixa etária de maior incidência é de 20 a 34 anos, tanto homens quanto mulheres.

“É fundamental para pacientes e profissionais as atualizações de protocolos e de tratamentos, ainda mais quando se referem a doenças com tantas especificidades como a aids. Será uma excelente oportunidade para os médicos e farmacêuticos da Baixada Litorânea se capacitarem com uma profissional que é referência nesta área”, salientou o Dr. Márcio Mureb, secretário de Saúde de Cabo Frio.

PALESTRANTE

Drª Márcia Cristina Rachid de Lacerda – médica infectologista

Possui mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/(2000); experiência como médica, professora e consultora, com ênfase na Infecção pelo HIV/AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) desde o início da epidemia no Brasil nos anos 80.

Informações coletadas em dezembro de 2018 da Plataforma Lattes, ferramenta virtual criada e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

SERVIÇO

Data: 16/01/19

Horário: 13h

Local: Auditório Hospital-Dia

Rua Expedicionário da Pátria ,s/n°, São Cristóvão – anexo ao Hospital São José Operário.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.