Secretaria de Cultura convoca projetos para Arte na Rua

Estão abertas as inscrições para o projeto Arte na Rua, que vai selecionar artistas de Cabo Frio para apresentações em espaços públicos da cidade. A convocação, feita pela Secretaria de Cultura, saiu no jornal de publicação oficial do governo nesta terça-feira (8).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, até 8 de novembro, na Casa de Cultura e Museu José de Dome (Charitas) de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, na Avenida Assunção nº 855, no Centro. Em Tamoios, as inscrições acontecem no Shopping Unapark, sala 04, em Unamar, (sala da coordenação de Cultura de Tamoios), de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 17h. O edital está disponível no link https://bit.ly/30Xmqp9.

Serão selecionados projetos de artistas e/ou grupos que exerçam sua arte sob a forma de música, artes cênicas, contação de histórias, dança, artesanato, circo, blocos, agremiações carnavalescas e escolas de samba, além de folclore, literatura e/ou poesia, audiovisual e artes plásticas, para apresentações, exibições dos mesmos, conforme detalhado no Termo de Referência. O chamamento será regido pelas regras contidas no edital.

Cada artista ou grupo participante poderá se inscrever em até três projetos contidos em envelopes distintos. Não serão aceitas inscrições ou apresentações que possuam no repertório e na reprodução, conteúdo que desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação de constrangimento, bem como manifestações de homofobia ou discriminação racial, apologia ao uso de drogas ilícitas ou manifestações políticas/partidárias.

O edital tem como propósito realizar a seleção de cinco projetos por mês, durante o período de seis meses, totalizando 30 apresentações artísticas. A seleção resultará em apresentações com duração mínima de uma hora e máxima de três horas, para cada artista/grupo contemplado.

Os locais das apresentações definidos pela Secretaria de Cultura serão: Parque Municipal da Fonte do Itajuru, Fazenda Campos Novos e nas praças do Teatro Municipal Inah de Azevedo, do Caminho de Búzios, do Tangará, de São Cristóvão, do Guarani, de Tamoios, do Moinho e do Jardim Esperança.

Para participar a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada contida no anexo I do edital deverá ser entregue em um envelope lacrado com os seguintes documentos:

Pessoa física: documento oficial com foto (identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte ou outro válido em todo território nacional); CPF (caso este não conste do documento oficial com foto); comprovante de residência com o máximo de dois meses de antiguidade; NIT/PIS (número identificador do trabalhador); portfólio artístico, release, currículo, fotos, matérias de jornal e/ou demais documentos que comprovem experiência.

Pessoa jurídica: cópia do Certificado de Microempreendedor Individual (no caso de MEI); contrato social em vigor; documento oficial com foto do responsável (identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte ou outro válido em todo território nacional); portfólio artístico, release, currículo, fotos, matérias de jornal e/ou demais documentos que comprovem experiência.
Segundo o secretário de Cultura Milton Alencar, o lançamento do edital é um passo importante para que os artistas da cidade possam ser valorizados dentro se seus projetos.

“O edital demonstra o esforço do governo Dr. Adriano Moreno em incorporar os artistas de rua aos princípios de desenvolvimento social e político de Cabo Frio”, comentou Milton.