Secretária de Educação de Cabo Frio é eleita para diretoria da Undime

Eleição ocorreu no segundo dia do Fórum que debateu assuntos relacionado à educação com qualidade social

Os dirigentes municipais de educação dos 92 municípios do Rio de Janeiro participaram, nesta terça (21) e quarta-feira (22), do Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A secretária de Educação de Cabo Frio, Elicéa da Silveira, que estava acompanhada da gestora educacional, Márcia Tardelli, foi eleita para compor a diretoria do colegiado na gestão 2021/2023. Elicéa atuará na suplência do cargo de coordenação da Baixada Litorânea e como membro no Conselho Nacional de Representantes.

O evento realizado em formato presencial, respeitando a normas de prevenção ao Covid-19. Na ocasião, foi debatido o tema “Desafios e estratégias para manter uma educação com qualidade social: aprendizagem, financiamento e gestão compartilhada”.

Para Elicéa, fazer parte da diretoria da Undime tem grande importância para a educação pública em Cabo Frio. “Essa é uma oportunidade de apresentar propostas para os desafios que se apresentam na educação pública, não apenas durante o período de pandemia, mas diariamente, na gestão da rede municipal de ensino. Ocupar esse lugar na diretoria da Undime nos coloca no centro das discussões pertinentes à Educação no Rio de Janeiro. A meta é de que Cabo Frio seja modelo de gestão eficiente na Região dos Lagos”, afirma a secretária.

O Fórum teve programação com palestras, troca de experiência e rodas de conversa. Entre os temas estratégias Conviva Educação e Busca Ativa Escolar, os efeitos do Novo Fundeb na Educação Brasileira, Contribuição da Neurociência para a Educação, a volta às aulas presenciais, entre outros.

No segundo dia de evento, os nomes que compunham as chapas para pleitear vagas na diretoria da associação foram apresentados. Os presentes elegeram os representantes e em seguida, a nova diretoria foi empossada.

A Undime é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília/ DF e é constituída por dirigentes que exercem a função de secretário municipal de educação municipais de Educação em exercício.

A principal rede a que integra é a Campanha Nacional pelo Direito à Educação que reúne mais de 200 organizações. Além disso, estabelece relações com as três esferas do poder público: Executivo, Legislativo e Judiciário visando contribuir com a formulação, promoção e acompanhamento de políticas nacionais de educação.