Secretaria de Educação entrega certificados para alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Cerimônia será realizada nesta terça-feira (11)

A Superintendência de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais (Sugeppe) da Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizará uma cerimônia para os alunos participantes da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça-feira (11), às 9h, na Escola Municipal Prof. Edilson Duarte. O evento reunirá cerca de 100 representantes das unidades de ensino de Cabo Frio que aderiram ao exame de Nível A.

Na ocasião, os estudantes premiados com certificados de menção honrosa pelo bom desempenho obtido na OBMEP 2018 também receberão o documento de reconhecimento. Ao todo, 12 alunos de sete escolas municipais foram agraciados com a menção. A cerimônia reunirá os alunos de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 11 anos, que fizeram o exame pela primeira vez.

A participação na OBMEP do nível A foi experimental em todo o país, realizada em datas diferentes dos outros exames e, segundo a superintendente da Sugeppe, Renata Reis, a adesão das escolas da rede municipal foi considerável. Só neste nível, foram 2.697 alunos fazendo as provas. “A OBMEP trabalha a Matemática de uma forma diferenciada, porque eles já vão se acostumando a participar de provas externas. E, além disso, quando o aluno é bem-sucedido no exame, recebe apoio para faculdade, pesquisas e bolsas de estudos. Isso faz com que ele desenvolva melhor o raciocínio e traz uma competitividade saudável”, afirmou.

O projeto é uma parceria entre o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a Sociedade Brasileira de Matemática e o Governo Federal. Um dos propósitos da Olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática nas unidades escolares do país, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira. A ação visa, ainda, identificar novos talentos e contribuir para a integração das escolas com as universidades públicas e institutos de pesquisa.

A prova é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, além das escolas privadas. Os participantes da OBMEP 2018 foram divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade e segmento: Nível 1 – alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; Nível 2 – alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; Nível 3 – alunos de qualquer ano do Ensino Médio.

Os jovens com melhor classificação no Brasil recebem medalhas de ouro (500 alunos), prata (1.500 alunos), bronze (4.500), ou ainda, menções honrosas (46.200 alunos).

*A Escola Municipal Prof. Edilson Duarte fica na Rua Profª Amélia Ferreira, s/nº, Jardim Caiçara.