Secretaria de Educação oferece curso de capacitação para gestores escolares

A Secretaria de Educação de Cabo Frio abriu inscrições para o Ciclo de Debates – Gestão Democrática das Escolas Municipais, voltado para diretores/dirigentes da educação básica. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até setembro através do link https://goo.gl/forms/lAz7JrIZAk6MHTQg1.  Cada unidade escolar terá direito a uma das 90 vagas disponíveis. A formação acontecerá por meio de cinco encontros, gratuitos, durante os meses de setembro, outubro e novembro. O objetivo da Secretaria é contribuir com a qualificação das equipes diretivas da rede municipal de ensino.

À frente do Ciclo de Debates estará a professora Dra. Daniela Patti do Amaral, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que usará como referência alguns textos e do livro sobre gestão escolar, organizado por ela. A obra foi publicada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é distribuída gratuitamente para download (http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002430/243009POR.pdf).

Durante a formação, os diretores e dirigentes serão incentivados a refletir sobre a gestão democrática; a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar, que favoreçam a formação cidadã dos alunos; serão estimulados a organizar um trabalho pedagógico que contribua para uma aprendizagem efetiva, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar; além de exercitar práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação escolar.

O ciclo de debates será organizado com uma turma no 1º distrito e outra turma no 2º distrito, conforme o horário informado no link de inscrição, em locais a serem definidos. Serão concedidas declarações aos participantes que completarem o ciclo de debates.

Cronograma do Ciclo de Debates:

Data/Horário Tema do Debate
26/09 – 13h Encontro unificado para apresentação de ementa.
03/10 – 13h às 17h (2º Distrito)

04/10 – 8h às 12h (1º Distrito)

Estado, gestão democrática e os desafios dos entes federados.
24/10 – 13h às 17h (2º Distrito)

25/10 – 8h às 13h (1º Distrito)

Gestão democrática e o papel dos diretores escolares.
07/11 – 13h às 17h (2º Distrito)

08/11 – 8h às 12h (1º Distrito)

Colegialidade: os desafios de um conselho escolar e a participação praticada.
29/11 – 8h às 12h (1º Distrito)

28/11 – 13h às 17h (2º Distrito)

Gestão e cotidiano escolar.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.