Secretaria de Educação participa de curso de gestão orçamentária promovido pelo TCE-RJ

 

Será realizada entre os dias 15 e 31 de agosto a quarta e última etapa do curso de Planejamento Orçamentário de Políticas de Educação. As aulas são ministradas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e têm como objetivo melhorar a gestão orçamentária e financeira da Secretaria de Educação. A terceira etapa do estudo foi concluída, na última sexta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Macaé. O Município participou com 4 integrantes da Gerência de Processos Financeiros e Orçamentários.

A iniciativa integra o Programa “TCE + Educação”, que promove uma série de atividades relacionadas e coordenadas, visando aprimoramentos para as gestões municipais no estado. Com a capacitação oferecida pelo TCE, os servidores aprendem técnicas de prevenção de erros e otimização dos trabalhos executados para a gestão de orçamentos e processos. Os conhecimentos adquiridos no curso oportunizam investimentos em educação com taxas melhores de aproveitamento.

Os estudos propostos foram planejados com base em uma pesquisa do próprio Tribunal de Contas, que fez um levantamento dos principais desafios nas diferentes gestões municipais. “Foi muito bom porque tivemos a oportunidade de trabalhar diretamente em cima do orçamento de Cabo Frio, apontando onde especificamente podemos melhorar”, observou Luis Carlos Cardoso, um dos participantes que representou a Secretaria de Educação.

Para Roger Damascena, também da secretaria, o TCE está mais focado na construção de caminhos esclarecedores do que em punição.  “Eles constataram que não vale muito a pena multar as gestões pelos erros cometidos, porque não resolve e os problemas continuam acontecendo. Então, capacitar é melhor.”

 

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.