Semana Nacional no Trânsito tem ações em Cabo Frio

Para comemorar a Semana Nacional no Trânsito, a Superintendência de Instrução da Guarda Civil de Cabo Frio, vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop), fará uma blitz educativa nesta quarta-feira (25), em São Cristóvão. Os agentes terão o auxílio dos estudantes da Escola Municipal São Cristóvão na distribuição de dois mil panfletos informativos, com as infrações de trânsito mais comuns.

A concentração será às 7h30 na própria escola, e de lá, os alunos serão levados para a Praça Alfredo Castro para iniciar a ação educativa. O tema da campanha local é “No trânsito, o sentido é a vida’. A proposta é promover conscientização para preservar a vida de quem se ama.

O material gráfico vai contar com frases de negação como: não dirigir veículo manuseando telefone celular, não dirigir sob efeito de álcool, não estacionar no passeio, não avançar sinal vermelho e não dirigir veículo falando ao telefone. As ilustrações do folder são de desenhos feitos pelos próprios alunos.

A parceria da escola com Superintendência de Instrução da Guarda Civil acontece há algum tempo, por meio do projeto “Paz no Trânsito”, que leva noções de cidadania e legislação de trânsito para as unidades de ensino.

“Os alunos agora cobram dos pais o uso do cinto de segurança, o cuidado com faixa de pedestre, atenção ao semáforo, entre outras formas de conscientização que eles aprendem com os agentes. E agora, com a Semana Nacional do Trânsito, eu perguntei aos alunos quais conhecimentos eles tinham com relação ao trânsito e eles responderam prontamente, dentro dos conhecimentos deles, as infrações mais comuns. Então eu propus que criassem desenhos, que com o apoio da Guarda, serão distribuídos aos motoristas. É muito gratificante para nossa escola”, contou a professora, Suzana Perini.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Adson Lopes, essa conscientização de um trânsito seguro começa na escola e a participação dos alunos é fundamental. “Nada mais junto do que ver os estudantes atuando tanto na produção dos desenhos, como na distribuição. Eles são multiplicadores do conhecimento”, destacou Adson.

Ação Mobilidade

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMURB) também está realizando uma ação em comemoração à Semana Nacional do Trânsito. A campanha “Mobilize-se! Doe Sangue” começou no sábado (21) e segue até quarta-feira (25). O objetivo é contribuir para o aumento do estoque do Hemolagos, tendo em vista que os acidentes de trânsito representam grande parte da necessidade do uso de bolsas de sangue.

A mobilização está sendo por meio de panfletagem em locais estratégicos de maior movimento pelos agentes de mobilidade urbana, controladores da Coordenadoria Geral de Operação do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago (COSERP) e fiscais de transporte urbano.