Seme inicia atividades de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) inicia nesta quinta-feira (13) uma série de atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas da Rede. A ação é promovida pelo Departamento de Nutrição da pasta e tem como principal objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável. Nesta quinta acontece uma Oficina de Frutas com os alunos da creche da E.M. Profª Lair Dias Gago Pereira, no Jardim Peró, nos turnos da manhã e da tarde.

A oficina consiste na experimentação e abordagem didática de frutas variadas, promovendo o conhecimento e a sensibilização dos diferentes tipos, individualmente. A degustação e as atividades pedagógicas estimulam o reconhecimento do paladar e do aroma das frutas apresentadas, ressaltando a importância dessa nutrição na absorção de vitaminas e minerais.

Um dos propósitos das ações do Departamento de Nutrição é a educação alimentar, promovendo a consciência sobre os perigos da alimentação industrializada, que tem apresentado uma intensidade de consumo preocupante no âmbito escolar e domiciliar. Este tipo de hábito alimentar causa uma série de malefícios à saúde, como hipertensão, diabetes, aumento do colesterol, obesidade, entre outras.

A iniciativa também pretende ressaltar a lei que regulamenta e proíbe a entrada de alguns alimentos na escola. Segundo Fabiana Rosa Alves, responsável técnica de nutrição da Secretaria, algumas nutricionistas abordam os temas de maneira lúdica. “Fazemos teatrinhos, joguinhos ou atividades sensoriais com as crianças, fechando os olhinhos para sentirem o sabor, o aroma, o tato. Temos uma atividade diferenciada para cada público e escola, de acordo com o diagnóstico da realidade de cada uma”.

Ainda segundo a nutricionista, a educação alimentar tem maior valor do que a imposição de regras. “Não adianta proibir certos alimentos se não explicarmos os motivos, com uma linguagem apropriada para cada faixa etária. Queremos que eles tenham clareza sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis, e que possam levar isso para frente, para outras gerações, para casa, que sejam multiplicadores de conhecimento e levem isso para a vida toda. O ambiente escolar é onde devemos falar sobre alimentação. O prato que é oferecido na escola já é um instrumento de educação alimentar e nutricional”.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.