Seminários ajudam Cabo Frio a se preparar para receber turistas internacionais

Dois eventos realizados nesta semana deverão colaborar na preparação de Cabo Frio para o aumento no fluxo de visitantes vindos de fora do país. Os seminários reuniram empresários e especialistas do setor no Hotel Mandai e deram novas diretrizes para o incremento na atividade turística local.


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“Estamos em uma fase de preparação do poder público e da iniciativa privada para este novo momento do turismo em nossa cidade. Nossa economia tem muito a ganhar com o trabalho de divulgação que está sendo feito, mas a divulgação não é a única necessidade. Vamos atrair o turista internacional e precisamos estar bem preparados para atender os visitantes com uma prestação de serviços de excelência”, afirma a secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker.


Nesta quinta-feira (22), o seminário “Turismo e Sustentabilidade: Boas Práticas Internacionais”, teve a presença do palestrante espanhol Pere Muñoz e do argentino Christian Fernandez. O outro evento foi na quarta (21), com o seminário “Brasil & Portugal: Novos Rumos”.


“Cabo Frio está se mostrando ao mundo com esta nova política de turismo promovida pelo governo do prefeito Marquinho Mendes”, constatou Fernandez, da operadora de turismo SunTime Brasil, que divulga destinos brasileiros, em especial da Região dos Lagos, na América Latina.  


Ele aponta que Cabo Frio ocupa hoje lugar de destaque nas mesas das principais operadoras de turismo do mundo. “Este é o tipo de turismo que mais gera desenvolvimento”, completou o argentino.


Responsável durante anos pelo turismo de um dos destinos mais desejados do planeta – Ibiza -, o espanhol Pere Muñoz não tem dúvidas de que o turismo é a indústria da felicidade. Ele ministrou a palestra “Modelos de Turismo na Espanha – Ilhas Baleares: muito mais que sol e mar”, e ensinou a uma plateia lotada e atenta, formada por empresários do trade turístico local, que é responsabilidade e obrigação de cada um fazer com que os turistas sejam felizes. Segundo Muñoz, o setor não deve focar em números, mas na satisfação dos turistas para que eles voltem.


“Um turista quando fala mal, nenhuma campanha de marketing consegue reverter essa situação”, alertou Muñoz, lembrando que quem viaja quer esquecer os problemas e ser feliz. Ele lembra, entretanto, que para servir felicidade é preciso ser feliz, por isso, revelou, os destinos bem sucedidos são os que têm qualidade de vida e que os moradores têm orgulho de suas cidades.


Pere Muñoz diz que Cabo Frio será ainda mais bem sucedida a partir do momento em que os moradores mostrarem que têm orgulho de viver na cidade. Ele frisa que todas as cidades têm problemas, “assim como todo mundo têm problemas de família”. A diferença, diz ele, é que ninguém vai para a rua falar mal da família.


O palestrante espanhol alertou que o perfil do turista mudou na última década. Segundo ele, ninguém viaja sem saber nada sobre o destino. O turista está informado, já conhece o destino através das redes sociais ou da TV, e acredita na opinião de outras que fizeram o mesmo passeio. O turista atual tem consciência ecológica e quer viver boas experiências. É preciso, portanto, entender que o mundo mudou e acompanhar essas mudanças, conclui Muñoz.


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