Superintendente de Políticas Públicas das Pessoas com deficiência é nomeado

O prefeito Dr. Adriano Moreno assinou na tarde desta segunda-feira (5) a nomeação de Kleber da Costa Veríssimo como superintendente de Políticas Públicas das Pessoas com Deficiência e Antonio José de Athayde Junior como coordenador da pasta. Os dois são ativos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade e tiveram seus nomes indicados após uma reunião dos representantes das quatro associações do município.  A nomeação será publicada nos próximos dias.

A criação da Superintendência foi após a recente reforma administrativa e permite que a prefeitura consiga verbas do Governo Federal para realização de projetos, que contribuam para a valorização das pessoas com deficiência. Para Dr. Adriano, durante muito tempo os cabo-frienses pediam essa atenção do governo.

“A gente está realizando um sonho ao oferecer as pessoas que lutam há tanto tempo por essa causa a oportunidade de ter voz dentro do governo. Essa é uma reivindicação antiga delas e me deixa feliz em poder atender essa solicitação”, disse o prefeito.

Para Kleber essa superintendência é fruto de planejamento, organização e apresentação de propostas, que imediatamente foram aceitas pelo prefeito. “Quem oficializou um órgão dentro da administração pública foi Dr. Adriano. Somos muito gratos a ele por isso. Agora somos fortalecidos no legislativo, no judiciário e também no executivo”, comemorou o superintendente.

Estiveram presentes na assinatura documento de posse, representantes da Associação dos Deficientes de Cabo Frio (Adecacf), do Centro de Inclusão Social dos Deficientes Visuais (CISDV) e da Associação dos Surdos da Região dos Lagos (Asurlagos), os vereadores Adeir Novais e Alexandra Codeço, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do governo municipal.

A vereadora Alexandra Codeço que é atuante junto com as associações classificou essa assinatura como um marco para Cabo Frio. “Ninguém teve essa sensibilidade, por isso que chamo de marco para essa cidade. Estou muito feliz em poder fazer parte dessa história”, celebrou.

A presidente da CISDV, Giselle de Sousa Oliveira, acredita o grupo deu um passo importante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. “Eu vejo como um passo muito importante a criação dessa Superintendência, para que nos dê o mínimo do que nós já temos direito. Acredito que muita coisa vai mudar e melhorar para todos nós”, destacou Giselle.

Para Idalina Araújo, presidente da Adecacf é uma conquista. “Nunca teve uma pasta para cuidar das pessoas com deficiência, ninguém para olhava para elas. Hoje, ter e sse olhar é muito importante para a gente”, explicou.