Tamoios ganha veículos para transporte de pacientes fora de domicílio

É a primeira vez que a Prefeitura de Cabo Frio destina veículos exclusivos para o distrito

Pela primeira vez na história, Tamoios, em Cabo Frio, passa a contar com veículos para o transporte de pacientes pelo serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), com saída direto do distrito. A frota do serviço no local, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, agora é composta por um ônibus da categoria confortline, uma van e um Fiat Doblô.

Outra novidade é a organização do ponto de embarque e desembarque de pacientes. Antes, uma van da Prefeitura levava os pacientes de Tamoios até o trevo de São Pedro da Aldeia, onde pegavam ônibus da Secretaria de Saúde de Cabo Frio. No governo passado o serviço da van foi suspenso.

Com a nova frota, os pacientes agora têm cinco locais fixos para embarcar e desembarcar com segurança: Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, Condomínio Florestinha, Shopping UnaPark, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira.

A capacidade dos veículos varia de acordo com a quantidade de pacientes a serem transportados. O serviço funciona de segunda a sexta. O horário de embarque é às 4h da manhã e o horário de retorno é de acordo com o último paciente a ser atendido.

“Os veículos dedicados ao TFD de Tamoios, e a organização dos locais para embarque e desembarque, vão proporcionar mais qualidade no serviço e segurança à população”, comemorou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

SERVIÇO TRANSPORTA PACIENTES PARA VÁRIAS REGIÕES

Diariamente, o serviço de Tratamento Fora do Domicílio leva pacientes de Cabo Frio para atendimentos de saúde em cidades como Rio de Janeiro e outras nas regiões Metropolitana, Norte Fluminense ou Baixada Fluminense, onde a Secretaria de Saúde tem hospitais credenciados.

As consultas são em especialidades diversas como oftalmologia, ortopedia, oncologia, neurologia entre outras. Em média, o TFD de Tamoios transporta 400 pacientes ao mês.

De acordo com Paulo Senas Maurício e André Luiz Vieira, responsáveis pelo setor de Transporte da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, e pela implantação dos veículos para o TFD em Tamoios, “a conquista vem ao encontro dos anseios da população, que há muitos anos aguardava por isso”.

Segundo o Ministério da Saúde, Tratamento Fora do Domicílio é um benefício que os usuários do SUS podem receber e que consiste na assistência integral à saúde para que pacientes de um município ou estado tenham acesso a tratamento e/ou exame em outra localidade.

O serviço é acionado quando esgotados os recursos diagnósticos e terapêuticos necessários no município de origem do paciente.

ATENDIMENTO PARA TFD PODE SER FEITO EM TAMOIOS

Desde fevereiro, pacientes de Tamoios não precisam mais ir ao primeiro distrito para dar entrada no serviço, que já funciona no Centro Administrativo, no Shopping UnaPark, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O setor é responsável pelas solicitações, autorizações e encaminhamentos referentes a todo o trâmite necessário para utilização do serviço pelo paciente.

Ao ser encaminhado para o TFD é necessário que o paciente leve os seguintes documentos:
CPF
Identidade