Trabalho da Assistência Social de Cabo Frio em defesa das mulheres é premiado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro

Cabo Frio recebeu nesta quinta-feira (6) o Selo Mais Mulher, conferido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres. Treze municípios fluminenses ganharam a comenda e Cabo Frio foi um dos agraciados por desenvolver atividades de prevenção e combate à violência contra a mulher, através da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na cerimônia de premiação, realizada na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, no Centro do Rio de Janeiro, o município esteve representado pela secretária de Assistência Social, Marta Maria da Silva Bastos, a coordenadora geral dos Direitos da Mulher, Nilma Carneiro e a advogada Drª Leni Fernandes.

A certificação, segundo a secretária, tem um significado muito especial por reconhecer e qualificar o serviço prestado pelo município. Ela disse ainda que o objetivo é conseguir a aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e de um fundo específico, para o financiamento de ações pela causa.

“Nossa satisfação é imensa de ver o trabalho da Coordenadoria da Mulher, que é construído no dia-a-dia, receber um selo de qualificação de tamanha importância. Eu fiz questão de estar presente para prestigiar, em nome da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social, essa equipe premiada por um trabalho muito bem realizado. Saber que Cabo Frio está entre os melhores na defesa dos direitos das mulheres e que nosso trabalho está sendo respeitado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e referenciado como um exemplo para outros municípios, nos enche de alegria e renova nosso compromisso com a causa”, avaliou a secretária.

Além de Cabo Frio, também receberam o Selo Mais Mulher os municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Teresópolis, Itatiaia, Macaé, Maricá, Nova Iguaçu, Paracambi, Saquarema e Resende.

A certificação faz parte da programação da Coordenadoria-Geral dos Direitos da Mulher, pela participação de Cabo Frio na campanha mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A mobilização começou no dia 27 de novembro e segue até segunda-feira (10), quando será encerrada em Tamoios.

As atividades de encerramento da campanha acontecerão na praça do distrito, das 8h às 15h, com participações da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência à Mulher do Estado do Rio de Janeiro e do Cras de Tamoios com dança de salão, coral e artesanato em fibras naturais, além de rodas de conversas sobre violência de gênero.