Tudo pronto para a segunda etapa do Campeonato Estadual de Canoas Havaianas

Está tudo pronto para a segunda etapa do Campeonato Estadual de Va’a categoria OC-6. O público poderá acompanhar de perto as largadas e chegadas dos atletas cabo-frienses e de todo o estado nas disputas, a partir das 9h, no canto da Praia do Forte. A competição reunirá cerca de 30 clubes e de 650 atletas, neste domingo (10), nas categorias Estreante, Open, Máster 40, Máster 50 e Máster 60.

SAIBA MAIS:
Para facilitar a logística do campeonato, a Guarda Civil Municipal preservará a área do Canto do Forte e parte do Lido a partir das 19 horas de sábado e o acesso será fechado às 5 horas da manhã de domingo para desembarque das canoas que participarão da competição. A equipe da Fiscalização de Postura será responsável pelo direcionamento dos ambulantes, uma vez que não será permitido que circulem com carrinhos no local reservado à disputa. A comercialização só será permitida com os produtos apresentados em bandejas. A Guarda Marítima e Ambiental dará o suporte na segurança na água e a Secretaria de Turismo terá uma tenda com equipe de receptivo para informar sobre os pontos turísticos, opções de lazer, entretenimento, serviços, alimentação e hospedagem.

A primeira etapa do campeonato aconteceu na Lagoa de Imboassica, em Macaé. Os Clubes He’e Nalu e Náutico de Cabo Frio se destacaram na competição ao vencerem, respectivamente, nas categorias Open masculina, Open mista, Estreante masculina e Master 60 feminina e Open feminina e Master 40 feminina, este último com a equipe Mana Brasil. O Náutico também ficou em terceiro lugar nas categorias Estreante feminina e Open mista com equipes do Maikai Hoa. 

A He’e Nalu, após a primeira etapa, ocupa a vice-liderança do Estadual com 180 pontos. O Clube Náutico está na quarta colocação com 141 pontos. A C. Frio Waa está em sétimo com 72 pontos. O Clube Mauna Loa, de Niterói, venceu a primeira etapa e lidera com 307 pontos. A terceira etapa da competição acontecerá na praia de Charitas, em Niterói, no dia 5 de agosto.

Saiba mais
Canoa Havaiana ou Canoa Polinésia são nomes nacionalizados para denominar o esporte, que surgiu na região da Polinésia, no Oceano Pacífico, e originalmente é conhecido como Va’a, Wa’a ou Waka.

A cultura da canoa existe há mais de 3 mil anos e elas foram inicialmente usadas pelos povos polinésios com a necessidade de colonizar novas terras na região, que é um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, entre a Austrália e Estados Unidos, incluindo o Havaí e o Tahiti, território que faz parte da Polinésia Francesa.

Sobre a Canoa Havaiana em Cabo Frio
A primeira canoa havaiana chegou em Cabo Frio em 2004 e a primeira competição foi realizada em 2005. Desde então despertou interesse de pessoas para práticas recreativas e competitivas. A partir dessa época, diversos atletas cabo-frienses são destaques em campeonatos estaduais, nacionais e até mundiais, já que Cabo Frio possui condições favoráveis e variadas para treinos e competições em condições similares ao mar da Polinésia, podendo ser praticada em situação mais abrigadas, como no Canal Itajuru ou em mar aberto, na Praia do Forte, do Peró e Ilhas.

Destaque

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: