Vigilância Sanitária dedetiza Canil Municipal de Cabo Frio

Com a nova gestão o espaço será limpo diariamente e passará por dedetização constante
O Canil Municipal da Fazenda de Campos Novos, em Cabo Frio, passou por dedetização nesta quarta-feira (6). A ação foi realizada pela Vigilância Sanitária Municipal e teve como objetivo combater ratos, pulgas e carrapatos. Desde que o novo governo assumiu a Prefeitura de Cabo Frio, local passou por limpeza completa, cães e gatos receberam atendimento e tratamento veterinário e alimentação em horários e quantidades adequadas.
Segundo a secretária de Agricultura e Pesca, Luciene Lima, ainda no período de transição o canil estava em situação caótica, com as baias muito sujas e os animais extremamente debilitados.
“Quando cheguei ao local não dava para respirar. Os cães estavam em baias sujas, junto a carcaças de outros animais. Na mesma situação estava o gatil: todos conviviam com ratos. O local não era limpo há dias, e tanto os cachorros quanto os gatos estavam muito debilitados. Resolvemos o problema dando uma grande faxina no local, o que já fez uma diferença enorme. Agora a Vigilância Sanitária vai dedetizar, constantemente, todo o complexo da Fazenda Campos Novos – contou Luciene.
De acordo com ela, todos os animais que hoje estão no Canil Municipal foram medicados e receberam tratamento veterinário. Muitos deles estão com sarna em estágio avançado. Outros estão com cinomose, que é uma doença altamente contagiosa. Já os gatos, alguns apresentavam toxoplasmose, e outros esporotricose.
“Desde que assumimos, a alimentação é servida em vasilhas pela manhã, após a limpeza das baias, e depois no meio da tarde. Cada animal recebe a quantidade calculada de acordo com o peso”, disse a secretária.
Ela destacou que, por enquanto, o canil não vai realizar campanhas de doação, até que todos os cães e gatos estejam com a saúde restabelecida. E, temporariamente, o local também não receberá novos animais. “Não temos local para fazer quarentena, então, até que todos estejam curados, não podemos receber outros animais por conta do alto risco de contaminação”, explicou Luciene, lembrando que quem quiser contribuir com o Canil Municipal, pode entrar em contato pelo telefone: (22) 99947-2574.