Workshop de Planejamento Colaborativo do Ecossistema de Inovação é realizado em Cabo Frio

A fim de promover o desenvolvimento de Cabo Frio e demais cidades da Região dos Lagos, o município recebe no dia 10 e 17 de setembro, das 9h às 18h, o workshop de Planejamento Colaborativo do Ecossistema de Inovação. O objetivo é integrar instituições, governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada para promover o crescimento da cidade e da Região dos Lagos. O encontro é uma parceria da secretaria de Educação, por meio da coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), e o Sebrae, que ministrará a atividade.

De acordo com os organizadores, o workshop de Planejamento do Ecossistema de Inovação “tem por princípio integrar e promover a participação de todos em um esforço comum, com papéis e responsabilidades definidos para implementar ações e gerar resultados colaborativos para todos que farão parte do ecossistema”.

“O planejamento colaborativo é de extrema importância quando se fala em um ecossistema de inovação, porque mais do que planejar o que será realizado, definir quem são os atores que farão a engrenagem funcionar é que faz a diferença. Os resultados pós workshop serão notórios e o impacto na economia local também. Novas soluções, criações de tecnologias e aproveitamento do ouro de nossa cidade serão as premissas. A instituição está muito feliz em poder contribuir com o desenvolvimento deste projeto”, explicou Iuri Almeida, analista do Sebrae.

Segundo ele, serão desenvolvidas atividades dentro do encontro para determinar aspectos como: quais as entidades que farão parte do ecossistema; determinação do cenário atual e visão de futuro; o que fará o ecossistema; como fará; quando fará; definição das responsabilidades de cada entidade dentro do ecossistema.

Entre os benefícios do planejamento apontados pelo analista estão integrar os trabalhos desenvolvidos pelas entidades; promover a efetividade nas ações; evitar duplicidade de esforços e desperdício de recursos; estimular a capacidade das entidades de se envolverem em ações colaborativas; aumentar conhecimento tácito coletivo; gerar o compromisso emocional estimulando a vontade de colaborar e participar; promover o compartilhamento de informações; proporcionar transparência, integração e maior adaptabilidade.

 

 

Ecossistema de Inovação – O que é

A ideia sobre ecossistemas de inovação surgiu na década de 30 e assumiu diversos significados e propósitos no decorrer do tempo. Atualmente, as palavras-chaves empreendedorismo, inovação, colaboração, criação, desenvolvimento de produtos e tecnologia estão intrinsecamente ligadas ao conceito de ecossistema de inovação, de acordo com alguns estudos na área.

São considerados ecossistemas de inovação as redes de relações entre os participantes que fazem a informação promover desenvolvimento. É a inovação no sentido mais amplo do termo, que vai além da criação de novos produtos e soluções, mas uma mentalidade organizacional de co-participação de todos os envolvidos no processo.

O objetivo de implantar um ecossistema de inovação em Cabo Frio é fortalecer a economia, atrair investidores, produzir indicadores dos problemas e criar soluções para promover o desenvolvimento inteligente do município e demais cidades da região, além de servir como base para implantação do polo tecnológico em Cabo Frio.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.