XV Festival Internacional de Dança de Cabo Frio abre com apresentação do Projeto Escola

Crianças e adolescentes de 9 escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio, 5 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Apae e do Ballet Márcia Sampaio apresentaram 27 coreografias, na tarde desta sexta-feira, 6 de setembro, durante a abertura da XV Edição do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio. As apresentações fazem parte do Projeto Escola, que todos os anos, acontece antes da abertura oficial do evento.

As apresentações lotaram as arquibancadas da Associação Atlética Cabofriense. O Projeto Escola é uma referência dentro do Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, e além da inclusão social e formação de plateia, ajuda a revelar novos talentos na área da dança.

“Muitos bailarinos saíram deste projeto. As apresentações são acompanhadas pelo corpo de jurados oficial do festival, o que é muito importante para valorizar ainda mais a apresentação desses jovens”, destaca Márcia Sampaio, idealizadora do projeto.

O projeto acontece em parceria com a escola de dança Ballet Márcia Sampaio, a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio(SEME) e a Secretaria Municipal de Turismo e foi criado com o objetivo de proporcionar a estudantes e educadores um espetáculo especialmente elaborado com fins educativos e culturais.

Receberam troféu de Destaque no Projeto Escola do XV Festival Internacional de Dança de Cabo Frio o CRAS do Jardim Esperança, com a coreografia Despertar; a APAE Cabo Frio, com a coreografia Sentimento; a Escola Estadual Municipalizada Angelim, com a coreografia Salve a Floresta; e a Escola Municipal Professora Izabel dos Santos Machado, com a coreografia Violência Doméstica.

Às 18h acontece a abertura oficial do evento e logo em seguida já inicia o primeiro dia da mostra competitiva de Estilo Livre e Dança Contemporânea. No sábado, 07 de setembro, as competições iniciam às 18h, e no domingo, às 16 horas, abrangendo também as modalidades de clássico de repertório, ballet clássico, danças populares, danças urbanas, dança de salão e jazz.

Com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Turismo, o festival chegou a sua décima quinta edição ainda mais consolidado, com a realização de cursos oferecidos pelo corpo de jurados, composto pelos mais renomados profissionais da dança, que oferecerão aulas de dança contemporânea, clássico intermediário e avançado, técnica de pontas, jazz, dança de salão e dança urbana.

O festival contará ainda com a apresentação de grupos convidados. A mostra competitiva é dividida em apresentações solo, dupla, trio e conjunto, nas categorias infantil (9 a 11 anos), juvenil (12 a 14 anos), sênior (15 a 17 anos) e avançado (18 a 26 anos). Haverá premiação em troféu, em dinheiro (de R$ 300 a R$ 1 mil), certificado para todos os participantes, e duas semanas de aula com o corpo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o melhor bailarino e melhor bailarina.

O Festival Internacional de Dança já faz parte do calendário anual de eventos de Cabo Frio e, nesta edição, tem o apoio do Convention & Visitors Bureau de Cabo Frio, II Foro Internacional de Danza da Argentina e do Consejo Paraguayo de Danza, este último, através de um convênio de cooperação acadêmica, o que é muito importante para os bailarinos.

“Estamos firmando uma parceria de intercâmbio muito promissora para os bailarinos, onde a troca de experiências será um marco para o festival”, destaca Márcia.

As apresentações são abertas ao público. O festival acontece na Associação Atlética Cabofriense, que está localizada na Rua 13 de Novembro, no Centro de Cabo Frio.