Aniversário de Cabo Frio terá música, passeios históricos e alvoradas

Na próxima terça-feira (13) o município de Cabo Frio completa 403 anos de fundação. Para não deixar que a data passe em branco, a Prefeitura preparou uma programação mais tradicional, com alvorada, hasteamento das bandeiras e retretas, entre outras atrações familiares. “Estamos no início da nossa caminhada frente ao governo municipal. E diante do cenário em que encontramos a cidade, precisamos fazer cortes e eleger prioridades,  como colocar em dia o pagamento de todos os servidores, alguns com direitos trabalhistas em aberto desde 2005. Por esse motivo optamos por uma comemoração mais tradicional e familiar”, explicou o prefeito, Dr. Adriano Moreno.

A programação começa às 7h com alvoradas em Cabo Frio e Tamoios com as bandas Santa Helena e XIII de Novembro. Às 8h30 acontece a solenidade de hasteamento das Bandeiras em frente à Prefeitura com a presença de autoridades. Em seguida (9h), na Praça Porto Rocha, a equipe da Secretaria de Saúde promoverá atividades com recreação e atendimento odontológico. A festa também terá a presença de Papai Noel: às 14h tem chegada do “bom velhinho” no Ginásio Poliesportivo de Tamoios, e às 17h na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio. Encerrando a programação, às 19h tem retreta com as bandas XIII de Novembro e Santa Helena. Em Tamoios os músicos sairão do Ginásio, e em Cabo Frio da Praça Porto Rocha.

Além da programação oficial, outras atividades também acontecerão em comemoração ao aniversário de 403 anos de Cabo Frio. No dia 13, às 10h, a Secretaria de Cultura vai promover o projeto “Música na Fonte”, que acontecerá na Fonte do Itajuru com o músico Júnior Carriço, o grupo Capoeira Ilê, e participação do projeto “Vozes da Rua”. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Já a Secretaria de Turismo vai promover o projeto “Caminhos da História Especial”, com trajetos a pé, de ônibus e de barco, pelos principais pontos turísticos e históricos de Cabo Frio. A ação será coordenada pela Superintendência de Turismo Histórico e Social, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, com o curso presencial de História da Universidade Estácio Cabo Frio, Auto Viação Salineira e a Associação de Passeios de Barcos de Cabo Frio.

Segundo o superintendente Paulo Cotias, “a ideia é oferecer a moradores e visitantes um dia especial, com atividades ao longo do dia, onde o público poderá aproveitar três diferentes modalidades de passeios históricos, todos gratuitos e abertos a todas as idades”. A primeira modalidade de passeio começa na Praça Porto Rocha, às 9h, com embarques, de hora em hora, em ônibus cedido pela Auto Viação Salineira para a visitação aos pontos históricos da cidade. O roteiro inclui Forte São Mateus, bairro da Passagem, São Bento e o Largo de Santo Antônio. As saídas acontecerão das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Para quem curte uma caminhada, o Caminhos da História Especial terá duas edições, uma às 10h e outra as 14h. A saída será da Praça Porto Rocha e segue contando a história da Igreja Nossa Senhora da Assunção, Charitas, Praça Dom Pedro II, Rua Érico Coelho, Convento Nossa Senhora dos Anjos, Fonte do Itajuru e Morro da Guia, com subida até a capela. “Tanto o trajeto de ônibus quanto o a pé já fazem parte do nosso projeto. A novidade fica por conta do roteiro náutico histórico, com dois passeios de barco gratuitos pelo Canal do Itajuru, contando a história da cidade, desde a fundação aos dias atuais. A primeira saída está programada para às 11h e a segunda às 15h, com capacidade para 80 passageiros em cada embarque. A saída será do Terminal de Passeio de Barcos, no Boulevard Canal, e as vagas serão distribuídas por ordem de chegada”, explicou Paulo Cotias.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.