“Cabo Frio e a Pesca da Baleia na Ponta dos Búzios” será lançado no Solar dos Massa

O Solar dos Massa, prédio que abrigava a sede da Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira, será cenário do lançamento do livro “Cabo Frio e a Pesca da Baleia na Ponta dos Búzios – Séculos XVIII e XIX”. Nesta quinta-feira (9), às 18h, o historiador Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira e a pesquisadora Rose Fernandes, escritores da obra, vão receber o público no evento que irá lançar o livro da Sophia Editora.


O livro conta sobre a pesca da baleia na ponta dos Búzios, que nos séculos XVIII e XIX, época retratada no texto, pertencia a Cabo Frio e lança hipóteses sobre a formação de parte da região a partir do perfil da população indígena.


“Temos muito a avançar no conhecimento da história de nossa região, sobretudo quando assunto é abordado pela ótica indígena, do protagonismo desse povo como agente social” – fala o historiador Luiz Guilherme Scaldaferri.


A formação de estruturas populacionais, entre os anos 1700 e 1800, em áreas onde hoje ficam os municípios de Búzios e Cabo Frio é investigada de forma paralela pelos autores da obra.


“Os dois artigos, podem ser lidos separadamente, já que apresentamos em alguns aspectos, diferentes abordagens e visões, mas também podem ser lidos de forma complementar, pois ambos os textos dialogam entre si”. – explica Luiz Guilherme.


O lançamento do livro será gratuito e aberto ao público. O Solar dos Massa fica na Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.