Cabo Frio vai realizar o 1º Fórum de Prevenção e Intervenção ao uso de Álcool e outras Drogas




Estão abertas as inscrições 1º Fórum de Prevenção e Intervenção ao uso de Álcool e outras Drogas. Realizado pela Superintendência de Políticas de Prevenção às Drogas (SUPPD), ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento acontece no dia 28 de junho, a partir das 8h, no Green Hotel.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2ZDhO7a . São 190 vagas.  A programação começa às 8h com o credenciamento, seguida de coffe break às 8h30. Logo após, haverá a formação da mesa com autoridades municipais e o momento cultural e depoimento com Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho.

A primeira palestra acontece às 10h30, com o tema “Baladas e Open Bar, o que há de mal nisso?”, ministrada pela Drª Claudia Carlini, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Ela também atuou como pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre drogas psicoativas (Cebrid).  Ao meio dia, a programação será interrompida para o almoço.

O retorno é com a palestra “Codependência e Relações Familiares”, com Romina Miranda, jornalista, escritora, especialista em terapia familiar sistêmica pela Universidade Federal de São Paulo e pesquisadora na área de Codependência pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Às 14h30, é a vez do “Ciclo da Droga na Família”, com a Ana Lucia Melo, psicóloga e especialista em Dependência Química, em Terapia Familiar e pós graduada em Ciência da Educação. Em seguida a palestra “Um breve olhar sobre as novas políticas nacionais”será ministrada por Marcos Moraes, Historiador, especialista em Dependência Química e superintendente de Políticas Públicas de Prevenção e Intervenção ao Uso de Álcool e outras Drogas de Cabo Frio. Às 16h30, haverá a participação dos presentes, com perguntas e respostas. O evento está previsto para encerrar às 17h.

“Ninguém quer falar sobre dependência química, é um tabu, evidencia a fragilidade da família, algo que causa vergonha. É preciso falar todos os dias sobre o assunto, fazer com que a sociedade entenda que é importante debater e prevenir a dependência química. O fórum vai ser um divisor de águas neste sentido”, explica o superintendente Marcos Moraes.

A Superintendência atua na aplicação e desenvolvimento de políticas públicas na prevenção e tratamento de dependências químicas. Um dos trabalhos em vigor no momento é Projeto Escola, onde é feita uma escuta com os alunos para identificar as demandas de cada localidade.   Rodas de conversa também são realizadas. A Secretaria de Assistência Social funciona na Rua Florisbela Rosa da Penha, número 292, no Braga.  O Green Hotel fica na Avenida Teixeira e Souza, 1056, no Centro.

Assistência SocialDestaque

Comentários estão desabilitados.

FECHAR ACESSIBIILIDADE
%d blogueiros gostam disto: