Ciência e Tecnologia apresenta proposta para criação de um Ecossistema de Inovação em Cabo Frio

A Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei) participou nesta quarta-feira (10) de um encontro no IFF do município com representantes do poder público e da iniciativa privada que teve por objetivo estabelecer parceria com o UFF Rio das Ostras e apresentação de propostas e/ou projetos que promovam o desenvolvimento de Cabo Frio e região. Para isso, a principal proposta da Cogetei é a realização do Rio Info, evento de tecnologia da informação que acontece dia 1º de agosto no município, em local a definir, e que servirá como um “laboratório” para a criação de um Ecossistema de Inovação.

Durante o encontro, a proposta apresentada pela Cogetei é de criar um modelo de ecossistema de inovação que envolva o poder público, universitários e empreendedores. O objetivo é fazer com que os universitários pensem em soluções para os problemas cotidianos de empresas e pessoas e que os empresários, por sua vez, abram espaço para estas propostas, facilitando, assim, a entrada dos estudantes no mercado de trabalho utilizando a tecnologia da informação, projetando a ambos os segmentos. A participação do poder público se refere às ações executivas de incentivo para que o ecossistema funcione.

“É importante unir forças para criar a cultura de um ecossistema para fomentar o entendimento de que todos nós somos responsáveis pelo desenvolvimento de Cabo Frio. E ao conectar as universidades com o empreendedorismo, além de abrir mercado para os recém-formados, ampliamos a concepção do que é necessário para o município crescer. Neste aspecto, a área de TI é fundamental para o desenvolvimento social, o aceleramento do empreendedorismo e para a geração de receitas. É mais emprego, mais dinheiro circulando”, avaliou a coordenadora-geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruna Knauft Teixeira.

Segundo ela, para implantar o Ecossistema de Inovação, além de realizar o Rio Info, a Cogetei atua para alavancar as parcerias da pasta para a realização do evento em agosto. Até o momento, são parceiros desta iniciativa o Clube Empreendedor, Acia, Sebrae, IFF, Universidade Veiga de Almeida (UVA), Universidade Estácio De Sá e IFRJ campus Arraial do Cabo. Também está em andamento o diálogo com outras empresas do Rio de Janeiro interessadas em participar do Rio Info. A partir da criação do Ecossistema, o objetivo é criar o Polo Tecnológico, que tende a ser regional.

Além da Cogetei, participaram do encontro representantes da UFF de Rio das Ostras, que levou a Focus, empresa júnior da universidade, e o projeto dos alunos denominado “Engenheiro Sem Fronteira”; da Secretaria de Desenvolvimento de Maricá por meio da Subsecretaria de Indústria, Petróleo e Portos; das Secretarias de Turismo, Mobilidade Urbana, Igualdade Racial e de Obras de Cabo Frio; do Clube do Empreendedor e da Universidade Estácio de Sá.

Ecossistema de Inovação | O que é
É um grupo formado por instituições públicas e privadas da cidade que tem por objetivo macro implantar Polo Tecnológico em Cabo Frio com a finalidade de incentivar negócios e, consequentemente, o desenvolvimento regional, além de promover a ciência, a inovação e a tecnologia no município e na Região dos Lagos.

O Ecossistema de Inovação é a primeira etapa para que o Polo Tecnológico seja implantado na cidade de forma a aproximar executivos de projetos e pesquisadores que contribuam para a competitividade das empresas e, assim, gerar desenvolvimento.

O Rio Info | Como funciona
É o maior evento dedicado à tecnologia da informação, realizado anualmente, há 17 anos, no Estado do Rio de Janeiro. Conta com mais de 17 mil participantes e 2.500 empresas nacionais e internacionais envolvidas.

A conferência reúne especialistas, empresários, acadêmicos e profissionais que discutem em seminários e workshops a evolução da tecnologia da informação, bem como as perspectivas e demandas específicas. Além disso, é um espaço para apresentação de novas ideias e troca de experiências.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.