Controle do Tabagismo realiza ação para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo, vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva, promove uma roda de conversa na próxima quarta, 29, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta data. A iniciativa será realizada na Sala 22 do PAM de São Cristóvão, das 14h às 17h. Não há limite de vagas, não é necessário inscrição para participar do debate e a entrada é gratuita.

Para participar basta comparecer ao local. No encontro serão discutidas informações sobre a doença, causas, sintomas, tratamentos e os interessados poderão fazer perguntas sobre os riscos à saúde que o hábito de fumar pode acarretar e sobre como funciona o programa.

“As pessoas estão mais conscientes dos problemas causados pelo cigarro e as campanhas têm papel fundamental nesse processo de amadurecimento e de conscientização dos males do fumo à saúde. Mas apesar dos avanços e da percepção por parte das pessoas de que fumar faz mal, ainda são muitos os casos de doenças e de mortes por doenças cardíacas devido ao consumo direto ou indireto do tabaco”, salientou Renata Moura, coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Segundo ela, quem deseja parar de fumar e quiser fazer parte do Programa Municipal de Controle do Tabagismo basta comparecer às segundas e terças na Sala 23 do PAM, das 14h às 17h para se inscrever apresentando carteira de identidade. Em geral depois de inscritos, os interessados participam de quatro sessões em grupo, de três meses de tratamento e, de acordo com cada caso, reposição de nicotina.

O objetivo do Programa Municipal, que segue diretrizes do Ministério da Saúde e da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), é oferecer informações sobre os riscos de doenças provocadas pelo fumo, ativo ou passivo, e tratamento para quem deseja abandonar o hábito de fumar.

Tabaco, coração e doenças cardiovasculares


O uso de tabaco é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doença coronariana, acidente vascular cerebral e doença vascular periférica. De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde(OMS) as doenças cardiovasculares (DCV) matam mais pessoas do que qualquer outra causa de morte em todo o mundo.

O uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo contribuem para aproximadamente 12% de todas as mortes por doenças cardíacas. Além disso, o consumo de tabaco é a segunda principal causa de DCV, após a hipertensão arterial. A epidemia global do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas a cada ano, dos quais cerca de 900 mil são não-fumantes, que morrem por respirar o fumo passivo.

Quase 80% dos mais de 1 bilhão de fumantes em todo o mundo vivem em países de baixa e média renda, onde o peso das doenças relacionadas ao tabaco e da morte é maior.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.