Coordenadoria de Meio Ambiente instala mais dois ecopontos de coleta de óleo usado

A coordenadoria de Meio Ambiente da secretaria de Desenvolvimento da Cidade instalou, na manhã desta terça-feira (19) mais dois ecopontos de coleta de óleo vegetal usado.  Desta vez os condomínios Terramar, localizado no 2º Distrito, e o condomínio Village do Sol, no bairro Palmeiras, foram os escolhidos para a instalação.


SAIBA MAIS 

A ação é uma parceria entre a coordenadoria do Meio Ambiente e a Auto Viação Salineira. Cabo Frio, agora, conta com ecopontos instalados no Mercado tropical, no Condomínio Araci dos Santos, na Associação de Moradores da Vila do Sol, na garagem da própria Auto Viação Salineira, na Escola Municipal Evaldo Salles, e nos condomínios Verão Vermelho e Orla 500, estes dois últimos no 2º Distrito.


Cada unidade de ecoponto é composta por um latão, com capacidade para receber até 100 litros de óleo, que deve ser depositado em garrafas pet. O recolhimento é revertido em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Verde, para o município, o que aumenta as receitas e, consequentemente, os investimentos no setor do meio ambiente.


Para o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, quanto mais ecopontos, menores as chances de poluição de rios, do mar e dos lençóis freáticos. “Uma gota de óleo inutiliza mil litros de água. Quando jogado no esgoto ou em qualquer outro lugar que não seja adequado, pode contaminar uma nascente, o lençol freático e até o mar. O óleo usado coletado pode virar biodiesel e ser reaproveitado”.


Para o secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, a coleta do óleo usado vai além da proteção do meio ambiente.“Apesar de o lixo ser responsável pela maioria dos entupimentos da rede, o óleo age como uma espécie de concreto para a junção de sacolas plásticas, restos de construções, entre outros materiais que são encontrados na tubulação de esgoto. Os maiores prejudicados com o descarte do óleo no esgoto são os próprios moradores, uma vez que o líquido fica armazenado no fundo dos canos e o entupimento ocorre dentro da própria residência ou na rede de esgoto, ocasionando enchentes como a que vimos no último fim de semana”, enfatizou.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.