Coordenadoria do Meio Ambiente resgata ave em situação vulnerável

Uma Fregata Magnificens ou Fragata Majestosa ou Fragata Magnífica, popularmente conhecida como Tesourão, foi resgatada na manhã desta terça-feira (7) por fiscais da Coordenadoria de Meio Ambiente, da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade. O pássaro estava cansado e sem forças e  foi encontrado por um morador do bairro Alecrim, Zona Rural de Cabo Frio, longe da região litorânea.


De acordo com o coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, a ave deve ter sofrido algum acidente que a tirou de sua rota normal. “O tempo chuvoso e a quantidade de nuvens que temos sobre nossa região nesses últimos dias podem ter contribuído para algum incidente que a tenha levado a se afastar do litoral.  Ela estava bem estressada, o que é sinalizado pelo “saco gular”, aquela bolsa avermelhada sob o bico, onde acumula os peixes capturados, que estava bastante inchado”, explicou.


As fragatas são as aves com a maior superfície de asa por unidade de peso, com um comprimento de 85-100 cm e mais de dois metros de envergadura, pesando apenas 1,4kg. Alimenta-se de pequenos peixes que sobem à superfície e são capturados com o bico em voos rasantes. É frequente a pirataria aérea sobre atobás, gaivotas e trinta-réis. São eficientes para localizar descartes dos barcos de pesca por arrasto, onde utilizam os peixes que flutuam como alimento. Não conseguem mergulhar, pois não possuem a habilidade de nadar.


É uma espécie de ampla distribuição geográfica, distribui-se pelo Atlântico, nas América do Sul e Central e no Pacífico, da Colômbia ao Peru; no Brasil são encontradas colônias em Fernando de Noronha, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.


Pessoas que encontrem quaisquer animais marinhos, vivos ou mortos, devem entrar em contato imediatamente com a Coordenadoria de Meio Ambiente, por meio do telefone (22) 9.9242-3041. Uma equipe técnica será enviada ao local para fazer a coleta do animal.


A Fragata resgatada hoje foi entregue à CTA, empresa contratada pela Petrobras, que realiza resgates, tratamento, recuperação e soltura de animais marinhos na área da Bacia de Santos, na qual Cabo Frio está inserida.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.