Cras Jacaré oferece serviços para mais de 1.500 famílias de Cabo Frio

 

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Domingos Antônio Siqueira, sediado no bairro Jacaré, é responsável pela oferta de serviços sociais para oito bairros de Cabo Frio. O equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), dirigido pelo Departamento de Proteção Social Básica (Deprosb), é referência para 1.565 famílias cabo-frienses.

 

Sua abrangência inclui os bairros Jacaré (sede), Gamboa, Peró, Caminho Verde, Guriri, Bosque do Peró, Ogiva e Cajueiro: “O Cras Jacaré é a porta de entrada para as famílias de nossa área. Seu objetivo é prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais, através das oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e acompanhamentos do Programa de Atendimento Integral às Famílias (PAIF)”, explica Cláudia Carvalho Ennes, coordenadora da unidade.

 

Serviços para programas sociais do Governo Federal também são ofertados à população. O equipamento dispõe de equipe técnica para atendimentos na sede do Cras ou no domicílio, em casos de necessidade. Após o atendimento inicial, demandas de outras áreas são encaminhadas pela coordenação da unidade.

 

“Aqui realizamos atendimentos do Programa Bolsa Família, tanto para primeiro cadastro como atualização de CadÚnico, visitas domiciliares e busca ativa, sempre que necessário. O usuário é acolhido e recebe atendimento particularizado, após a escuta de suas demandas. Nossos principais encaminhamentos são para Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, ESF, Subregistro, Defensoria Pública, Centro de Saúde Oswaldo Cruz, Universidade Veiga de Almeida, CAPS AD, CAPSI, Fundação Leão XIII, CIEE, Conselho Tutelar e Programa Minha Casa Minha Vida, mantendo, desta forma, um contato diário e efetivo com a rede socioassistencial do Município”, informou a coordenadora.

Através do  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Cras Jacaré oferece também várias oficinas às famílias de sua área de abrangência. Desenvolvidas por orientadores e facilitadores sociais, as atividades atendem usuários de todas as idades, desde crianças a partir dos 3 anos a idosos. A unidade conta com brinquedoteca para crianças dos 3 aos 6 anos, oficinas de ballet, dança mix, canto coral, percussão, violão, percussão, artesanato de customização, reciclagem e reaproveitamento de embalagens. No total as oficinas atendem atualmente 92 usuários. Através do Programa de Atendimento Integral às Famílias o equipamento acompanha 116 famílias. Atendimentos individualizados somam 49 e do Bolsa Família são 92 famílias cadastradas.

 

Além de toda rede socioassistencial (Assistência, Saúde e Educação) do município, contamos com os seguintes parceiros: Associação de Moradores do Pomar I; Associação de Moradores do Pomar II; ONG Centro de Atenção ao Jovem Espaço Feliz (CAJEF) – Jacaré

 

Cras em ação

Neste mês de setembro, nos dias 21 e 22,  o CIEP do Jacaré realizará o II Encontro Wilson Mendes, onde haverá várias atividades, como debates, palestras, salas de vídeos, sala de jogos apresentações, etc. A unidade estará presente com apresentações de ballet e percussão. O Cras está situado à rua Carlos Gomes, nº 11, Jacaré, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.