Crianças participam de plantio de ipomeias na Praia do Peró

Cerca de 30 crianças, entre 4 e 5 anos, participaram na manhã deste sábado (29) do replantio de ipomeias na parte certificada pelo Programa Bandeira Azul da Orla da Praia do Peró. A ação foi uma iniciativa da Guarda Marítima e Ambiental, que convidou  alunos e professores da Escola Municipal Etelvina Santana da Fonseca, que fica no bairro. O evento contou com a participação da Secretaria do Meio Ambiente e da Coordenadoria de Posturas da secretaria de Desenvolvimento.

O replantio foi realizado com mudas retiradas na própria Orla.  As crianças aprenderam desde a escolha das mudas até o plantio no lugar correto, para entender a importância das ipomeias para a praia e o meio ambiente em si.

A ipomeia é conhecida como “segura-duna” ou “segura-areia”, pois se espalha pelo terreno fixando-se com uma série de raízes com pequeno espaçamento, o que faz com que o solo, mesmo arenoso, como na praia, mantenha-se firme e coeso, mesmo sob a ação do vento constante.

Para o superintendente da Guarda Marítima e Ambiental, Paulo Fernando Dias, a ação foi além dos seus objetivos.

“O que vimos, hoje, foi a formação de uma turma de novos ambientalistas.  As crianças, justamente pela pouca idade, aprendem rápido, assimilando o porquê de estarem fazendo aquele tipo de ação.  Logo, serão jovens e adultos com a consciência ambiental aprimorada pelo que fizemos hoje.  Durante toda a programação, o interesse e a participação das crianças foram plenos, deixando a todos nós, orientadores, espantados com a rapidez com que aprenderam a identificar as mudas e selecionar os locais de replantio.  Estamos muito  satisfeitos com o resultado”, comemorou.

A Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio  agradeceu a participação dos agentes da Secretaria de Meio Ambiente e da coordenadoria de Posturas, que garantiram as partes de orientações ambientais e de segurança para as crianças.

Novas ações estão programadas para o distrito de Tamoios e para a Praia do Forte, ainda em datas a serem definidas.