CTA promove capacitação para atendimento a encalhes de grandes cetáceos em Cabo Frio

A empresa CTA Meio Ambiente, contratada da Petrobrás para o atendimento a incidentes envolvendo a fauna e a flora da Bacia Petrolífera de Campos, da qual Cabo Frio e Arraial do Cabo fazem parte, realiza na próxima terça-feira (31) capacitação para atendimento a encalhes de grandes cetáceos, no canto da Praia do Forte, em Cabo Frio, para fiscais ambientais das duas cidades. Estão envolvidos no treinamento técnicos da própria CTA, do INEA e de outros parceiros.  Até dois representantes de cada órgão ambiental municipal podem participar da capacitação.

Os encalhes de grandes cetáceos (vivos ou mortos) ocorridos no ano de 2017 no litoral do Estado do Rio de Janeiro mobilizaram diversas instituições, lideradas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), a desenvolver um Protocolo de Conduta para Encalhe de Mamíferos Aquáticos.  Participaram do processo de elaboração desse documento, ainda não finalizado, representantes do próprio INEA, da CTA, MAQUA/REMASE, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Defesa Civil e Capitania dos Portos, dentre outros.

Na capacitação, a CTA irá apresentar um “Kit desencalhe”, desenvolvido para facilitar as atividades. Para o coordenador do meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, essa será uma grande oportunidade para que os resgates terminem, sempre que possível, com os animais vivos.

“Muitas vezes, pequenos detalhes durante o processo de salvamento acabam por diminuir as chances de sobrevivência dos cetáceos.  Acredito que, com essa capacitação, nossos servidores e das entidades envolvidas ficarão melhor preparados para dar uma pronta resposta e atingir o resultado positivo, que é a sobrevivência do animal”, enfatizou.

A programação prevista é a seguinte:

– 05h30 – horário do encalhe

– 06h – isolamento da área

– 06h30 às 08h – mobilização de materiais e equipe

-08h – início da simulação (capacitação)

-13h – almoço

-15h – finalização da capacitação, reunião de encerramento, lições aprendidas.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.