Defesa Civil de Cabo Frio em alerta até domingo (21)

A Defesa Civil de Cabo Frio estendeu o estado de alerta até o próximo domingo (21). A Secretaria de Obras, Comsercaf, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam de forma conjunta na manhã desta sexta-feira (19) para retirar dois postos de salvamento na Praia das Dunas. Uma forte ressaca atinge o litoral do estado do Rio desde a quarta-feira (17).

O posto salva-vidas da localidade conhecida como “Balneário”, na altura do Braga, foi danificado pela força das ondas e está sendo desmontado para que se evite a perda de todo o conjunto. O posto da Praia das Dunas também será desmontado.

Em frente à Avenida Nilo Peçanha, a força das ondas deslocou a base de pedras sob o deck de madeira e danificou algumas rampas. O local foi isolado pela Defesa Civil.
Segundo a Marinha do Brasil, os ventos fortes que provocam as ondas devem permanecer, pelo menos, até o próximo domingo (21). As recomendações são para que se evite o banho de mar em áreas que estejam em condições de ressaca, a prática de esportes no mar, a permanência em locais próximos ao mar durante o período de ressaca, como em rochedos, cais e decks.

Banhistas devem seguir as orientações do Corpo de Bombeiros, pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca e que não se entre no mar para possíveis resgates a vítimas de acidente, devendo ser acionadas, imediatamente, as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

“Por enquanto, o que podemos fazer é continuar monitorando os locais que oferecem maior risco aos banhistas e a situação do deck da Praia do Forte. Assim que os ventos acalmarem e as ondas diminuírem, o foco será a segurança das equipes da Secretaria de Obras que vão realizar o reparo” afirmou Josué Veloso, coordenador da Defesa Civil de Cabo Frio.

Problemas causados pelo descarte irregular do lixo

Mesmo com as fortes ondas que atingem a faixa de areia, a Comsercaf mantém a limpeza diária da praia, e a quantidade de lixo trazida pelo mar impressiona. Durante as coletas realizadas na quinta (18), cerca de 5 toneladas de resíduos foram retiradas da orla.

A ação é realizada duas vezes ao dia: no início da manhã e no fim da tarde. Os funcionários fazem a limpeza com o auxílio de pás, ancinhos e caminhões, e recolhem muitas garrafas pet, latas, plástico e lixo das plataformas de petróleo. Para o diretor de Meio Ambiente da Comsercaf, Eduardo Pimenta, a quantidade de resíduos trazida pelo mar, é um reflexo do modelo de desenvolvimento urbano industrial adotado pelos países do mundo contemporâneo.

“A sociedade precisa se conscientizar de que todo lixo que cai no chão, chega nos rios e mares e os prejuízos causados pelo plástico são imensuráveis, pois além de matar a fauna, em contato com o sol e a água salgada, esse resíduo é fracionado, fica em formato de micro lixo e é incorporado na cadeia alimentar, sendo consumido também pelo organismo humano. Hoje é possível perceber a existência de um novo continente, formato por lixo plástico que fica boiando nos oceanos. Em uma condição de ressaca como a que vemos na Praia do Forte, esse resíduo é trazido de volta pra costa.” – explica Eduardo.

 

 

 

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.